Você sabe o que é um aparador de aliança? Esse tipo de anel já foi muito comum, caiu em desuso por um tempo, mas agora está voltando com tudo, não necessariamente pelos mesmos motivos que era utilizado antigamente.
Pensando nisso, preparamos as melhores dicas para você entender mais sobre esse anel, o que ele é e seus usos.
Aparador de aliança: o que é?
Você com certeza já viu alguém usando um outro anel junto com a aliança, não viu? Pois saiba que esse outro anel tem nome! Ele é o aparador de aliança!
Ele pode ser dos mais variados designs, dos mais simples, até os mais elaborados, contanto que seja usado no mesmo dedo da aliança: ele é um aparador.
Algumas pessoas também chamam esse anel de meia aliança, exatamente por ser utilizado no dedo anelar.
Para que serve?
Quando o aparador de aliança era utilizado antigamente, tinha, normalmente, o propósito de deixar o anel de casamento mais bonito, de mostrar riqueza, de ressaltar a beleza da mulher e do anel que ela usa.
Além disso, como o próprio nome já diz, ele é um aparador, ou seja, ele segura o anel de casamento no dedo. Isso pode ser necessário por vários motivos:
- Perda de peso;
- Mudança climática;
- Anel herdado e que não pode ser mexido.
Para ficar mais claro, vamos explicar cada um desses itens.
Perda de peso
É bem comum noivas ansiosas perto do dia de seu casamento ficarem sem comer. Ou até mesmo entrarem em dietas muito restritivas para se sentirem melhor no dia do seu casamento.
Quando perdemos peso, os nossos dedos também afinam, e quando a noiva faz isso, a aliança que foi medida anteriormente fica muito larga. Assim o aparador ajuda a segurar o anel no lugar, sem precisar fazer nenhuma alteração.
Mudança climática
Caso você nunca tenha reparado, preste atenção, pois é muito comum nossos dedos incharem ou desincharem de acordo com a temperatura do dia.
Nesse sentido, pode acontecer de uma aliança que estava certa no dedo ficar meio larga nos dias mais frios, por exemplo.
Sendo assim, o uso de um outro anel, um pouquinho menor, pode ajudar a deixar a aliança no lugar, e a noiva não corre o risco de perder seu precioso anel de casamento.
Anel herdado
Em algumas culturas é extremamente comum um anel de noivado ser passado de geração para geração. Apesar de aqui no Brasil isso não ser algo que se vê sempre, é um costume que pode ser visto de vez em quando.
Principalmente quando temos anéis com muito valor, tanto sentimental, quanto financeiro. Quando isso acontece e o anel fica muito largo, nem sempre é possível que ele seja alterado.
Isso acontece porque esse tipo de anel costuma ter personalidade, e ser mais trabalhado, e para modificar seu tamanho, pode-se ter de alterar a aparência do anel. Por isso, se utiliza um outro anel junto, a fim de evitar a modificação.
Como usar?
A principal regra, quando se trata de anel aparador, é que ele precisa necessariamente ser utilizado no mesmo dedo que a aliança. Sendo assim, qualquer anel, quando colocado no anelar junto à sua aliança, pode ser um aparador.
Não existe nenhuma outra regra a respeito do aparador. Ele pode ter aparência variada e inclusive ser utilizado em alguns dias e em outros não. Fica à seu critério escolher como e quando usar o seu aparador de aliança.
Se você ficou interessada em um anel aparador, não deixe de conferir nosso outro post que te ensina a escolher o tamanho ideal de anel para o seu dedo! Assim o seu anel aparador vai poder cumprir todas as suas funções, inclusive de segurar sua aliança, caso necessário!