É costume já se pensar na primeira joia do bebê ao nascer: aquele brinquinho que traz ainda mais delicadeza para o recém-nascido. No entanto, o procedimento para aplicação dos brincos demanda cuidados para resguardar os pequenos e requer máxima segurança.
Por isso, o brinco de ouro para bebê é a escolha ideal. Leia este artigo, no qual separamos dicas especiais para esse momento!
Quando é o momento ideal para colocar o brinco?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que o furo não seja feito na maternidade, para evitar o risco de infecções. O procedimento deve ser feito por profissionais especializados, como enfermeiros, acupunturistas, farmacêuticos e pediatras, habilitados com a devida autorização para realizar o procedimento.
Alguns profissionais indicam que o furo seja feito com ao menos 15 dias de vida do bebê. Outros recomendam o furo apenas após os dois primeiros meses de vida, período em que geralmente ocorre a vacinação antitetânica. Independentemente da escolha, converse com o seu pediatra para receber as orientações adequadas.
A primeira joia do bebê é um acessório que deve ser escolhido com cuidado, para evitar possíveis alergias no lóbulo da orelha. A indicação é a utilização de brincos de ouro maciço — um material nobre que é hipoalergênico e que raramente causa algum tipo de alergia.
Os brincos de ouro também são para toda a vida e podem ser utilizados mesmo depois da infância.
Após a aplicação, recomenda-se a limpeza do local com muita água e sabão durante o banho e a higienização com álcool 70% até a completa cicatrização.
Quais os tipos de brincos de ouro indicados para bebês?
Existem diversos tipos de brincos para bebês, portanto, escolha sempre pensando no conforto. Os bebês passam a maior parte do tempo dormindo, então, não escolha brincos grandes, para não incomodar na hora da soneca. Independentemente do tipo, as joias devem ser leves e anatômicas.
O brinco deve ter um fecho no formato de rosca, as chamadas tarraxas “baby”. Elas proporcionam maior segurança e não deixam o brinco sobressair, evitando machucados na orelha do bebê.
Clássico
O brinco de pérola de 3mm é um clássico, um dos mais escolhidos para ser a primeira joia. O bebê pode utilizar desde os primeiros dias de vida até ficar um pouco maior.
Quadrado
Para as mães mais modernas, existem brincos de bebê no formato quadrado. Neles também se recomenda a utilização de tarraxa “baby”, ou seja, em rosca com formato arredondado.
Com desenhos
Para quem adora um detalhe lúdico, existem brincos com desenhos, como brincos de moranguinho ou de uva, por exemplo. São totalmente seguros, sem riscos de machucar a criança.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o brinco de ouro para bebês, sabe que esse é um acessório muito especial e que merece ser escolhido com atenção, cuidado e amor.
Gostou do post? A Bautz produz peças de alta joalheria para coleções exclusivas. Conheça mais sobre nossa produção agora mesmo!