Com a competitividade cada vez mais alta, você deve estar se perguntando: como aumentar as vendas da minha joalheria? A resposta é simples. Use o lado sentimental aliado a algumas outras técnicas. Poucas vendas são tão emocionais quanto a compra de uma joia. O lado sentimental pesa muito na decisão final de compra do cliente nesse mercado e você, como proprietário, gestor ou vendedor de uma joalheria pode se beneficiar disso. Existem algumas técnicas específicas de vendas de joias que podem ajudar a melhorar o seu faturamento e gerar mais receita para a sua joalharia, explicaremos cada uma elas a seguir. Confira!
Descubra o que o seu cliente precisa ou deseja
Toda pessoa que entra na sua loja está lá por alguma razão específica. Você sabe qual é? Sabendo o motivo fica mais fácil conversar e envolver o cliente com o lado emocional da compra. Então, descubra se eles querem surpreender a mãe com uma pulseira como presente de aniversário, um anel de noivado para a namorada, uma aliança de casamento, um brinco especial para ir a uma festa, etc. Para descobrir isso, a sua equipe de vendas deve fazer perguntas significativas, mas ser simpática e discreta. Uma coisa que deve sempre lembrar é que a venda é orientada pelo cliente e não pelo vendedor.
Invista em estratégias de marketing
Há muitos lugares em que um cliente pode comprar joias, mas ele escolheu entrar na sua joalheria. Essa é a sua chance de se diferenciar da concorrência e mostrar por que ele fez a escolha certa. Para isso, crie um ambiente único e capaz de proporcionar experiências excepcionais. Como exemplo, você pode oferecer mimos aos clientes enquanto são atendidos como café, água, sucos, espumante, etc. Também, deixe eles provarem o que desejam para sentirem a emoção de usar a joia. Uma coisa que muitas joalherias não fazem é buscar oportunidades pequenas, mas não menos inteligentes, de serem notadas. Se o seu negócio ganhou algum prêmio ou está vendendo uma marca com características especiais, por exemplo, deixe que as pessoas saibam. Publique essa informação no site, vitrine, blog, perfis de redes sociais, etc. Invista também em marketing digital. A estratégia pode aliar o site de vendas a um blog com redes sociais e e-mail marketing, por exemplo, aumentando o engajamento do público online com a sua joalheria.
Treine bem os seus vendedores
Uma das dicas mais importantes de como aumentar as vendas de uma joalheria é ter uma equipe de profissionais treinados para proporcionar um atendimento único, foco nas vendas em torno das necessidades dos clientes e nos benefícios das joias em vez das características delas. Mas os seus vendedores estão preparados para isso? Aplique treinamentos de vendas específicos para o setor. Você mesmo pode aplicá-los utilizando suas experiências, conhecimentos e habilidades. Basta elaborar uma pauta para organizar os tópicos e conteúdos do treinamento. Um exemplo é instruir seu time de vendas para sempre sorrir e reconhecer a natureza emocional que o produto tem. O que o vendedor deve lembrar é que uma compra simples e fria pode ser feita pela internet. Quando as pessoas vão até uma joalheria é porque querem ver o produto pessoalmente, tocar nele e sentir a emoção de usá-lo. Ou seja, estão à procura de uma experiência de compra diferente. Portanto, assegure-se de que sua equipe esteja focando suas vendas na beleza e romance das joias em vez de meros detalhes técnicos. Tudo isso trabalhando de forma conjunta tende a construir uma boa imagem para a sua joalheria. Se não puder fazer tudo isso sozinho, busque ajuda especializada e terceirize o treinamento.
Venda joias de qualidade
Ter um produto com qualidade superior pode ajudar a aumentar as vendas por si só. Além disso, contribuirá para melhorar a imagem do negócio. Então não caia na armadilha de oferecer preços baixos por um produto inferior. Quando o cliente compra joias, o preço não é tão importante. É a sensação que conta. Siga essas dicas de como aumentar as vendas na sua joalheria e alcance resultados surpreendentes. Gostou do conteúdo? Assine a nossa Newsletter agora mesmo e fique sempre por dentro das melhores práticas de mercado para sua joalheria!