A questão que surgiu para a maioria das empresas no momento de pandemia trazida pelo coronavírus foi: como lucrar em momentos de instabilidade econômica?
Um empreendedor está sempre procurando formas de se atualizar e tentar permanecer relevante no mercado, certo? Entretanto, há algumas situações em que é ainda mais necessário encontrar uma maneira de se reinventar, como naquelas de incerteza.
Inclusive, como já mencionamos, o momento de pandemia. Neste texto, daremos algumas informações importantes para aplicar em sua joalheria em ocasião de crise financeira que prejudica tanto os consumidores quanto os empreendimentos, a fim de que você mantenha seu lucro. Confira!
1. Diminua custos
Quando o negócio está lucrando muito, é comum que aconteça dele também gastar muito, e a maioria desse gastos são desnecessários e passam despercebidos por não fazerem tanta diferença naquele momento.
Porém, em um estado de instabilidade econômica, todas as despesas fúteis devem ser eliminadas.
Porém, cortar esses custos dispensáveis é um hábito que deve entrar na sua rotina de trabalho, já que é algo que pode ajudar na criação de uma reserva de emergência, por exemplo.
Então, foque nas despesas variáveis, observando se há alguma alternativa de gastar menos cada uma delas. Lembre-se: quanto menor for o custo da sua empresa, maior será o seu lucro com ela.
2. Reavalie as condições dadas aos clientes
Para manter seus clientes fiéis durante a crise, tente melhorar as condições oferecidas a eles. Em outras palavras, facilite a compra dos seus produtos, aumentando as parcelas que podem ser feitas no cartão de crédito, por exemplo.
Outra dica para lucrar em momentos de instabilidade econômica é realizar desconto ou algum tipo de promoção, como a venda combinada de peças, que estimula, ainda, a aquisição delas em maior quantidade.
Pode ter certeza que os consumidores estarão sempre atrás de coisas assim em momentos de instabilidade econômica.
3. Examine o mostruário de joias
Nesse momento, priorize mostruários que trarão lucro para sua empresa. Isso parece óbvio, né? Mas, é comum ver empreendedores cometendo este erro: insistir no foco em produtos mais caros enquanto seus consumidores não conseguem comprá-los.
É claro que sempre haverá gente com condições financeiras, mas a maioria procurará produtos mais acessíveis. Pense nisso na hora de escolher as peças da sua loja.
Em contrapartida, não se deixe cair no erro de investir em produtos que não lhe trarão retorno, lembre-se de que o objetivo é continuar gerando lucro no seu negócio.
Então, cuidado com as peças que chamam a atenção dos clientes e costumam ser rapidamente vendidas — podem ser utilizadas em um momento economicamente melhor como estratégia para atrair clientela — mas dão a você um prejuízo.
Vale ressaltar que, observar a concorrência também é uma estratégia a seguir no momento de instabilidade econômica. Lembre-se que observar não significa copiar, e sim, aprimorar!
4. Nunca desista
Nossa última dica e, talvez, a mais importante para que você consiga aplicar todas as anteriores é: não desista.
É comum que o empreendedorismo no mercado de joias seja desafiador e, às vezes, desanimador por conta disso. Porém, pense no lugar a que você chegou e no quanto você se dedicou para que seu negócio se tornasse uma realidade.
Além disso, imagine que, depois de passar por tudo isso, você terá muito mais experiência e poderá aprender com seus erros. Assim, já será possível saber o que fazer na próxima dificuldade e alcançar mais êxito.
Agora você já tem uma ideia de como lucrar em momentos de instabilidade econômica. Não perca tempo e comece a aplicar nossas dicas no seu dia a dia de trabalho. Além disso, não se esqueça que situações de crise são bons momentos para aprender e otimizar processos no seu negócio, fazendo ele crescer cada vez mais.
Gostou das informações que separamos para você? Se não quer perder nossos conteúdos, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das melhores dicas!