Quem atua com joalheria conhece a importância de se ter atenção aos detalhes, não é mesmo? Cada peça é única, pensada e desenhada com todo cuidado para encantar o cliente. No entanto, muitas vezes, surge a questão: como fazê-lo perceber tudo isso? Para tanto, nossa dica é: comece pela vitrine! Ao montar uma vitrine de joias, imagine que está elaborando um convite. Ou seja, escolha peças atrativas aos olhos, que identifiquem a sua marca e despertem curiosidade no cliente a ponto de fazê-lo entrar. A seleção das joias certas para a sua vitrine pode ter como base estratégias de visual merchandising. Elas vão ajudá-lo não apenas a vender mais, mas também a compor uma vitrine criativa, atraente e que valoriza o design de seus produtos. Quer entender melhor como isso tudo funciona na prática? Então, continue lendo este artigo e conheça 8 dicas para montar uma vitrine incrível para a sua joalheria!
1. Garanta uma boa iluminação
Joias geralmente são peças pequenas e delicadas. Para que o seu público consiga perceber cada detalhe, é importante que a iluminação esteja adequada. Antes de escolher que tipo de lâmpadas utilizar, analise a incidência de luz natural no ambiente. O uso de lâmpadas de LED nas laterais da vitrine costuma ser indicado, pois além de proporcionarem economia, ajudam a destacar o brilho e a beleza das joias. Já as lâmpadas brancas são ótimas para lojas de rua, pois impedem que a luz do sol atrapalhe a visão das peças. Considere também utilizar focos de luz direcionados, ideais para dar destaque a determinados produtos. Caso alguma lâmpada queime, seja na vitrine ou na área interna da loja, fique atento para realizar a manutenção imediatamente.
2. Cuide dos detalhes
Manter o interior de sua loja sempre limpo é fundamental. Então, não se esqueça também de caprichar na limpeza da vitrine. Itens empoeirados e ambiente mal cuidado passam uma impressão ruim ao cliente, que tende a perder rapidamente o interesse em comprar com você. Ainda falando de cuidado com o estabelecimento, aproveite para acrescentar algum aroma agradável ao espaço, que pode ser na vitrine ou logo na entrada. Além disso, tenha sempre uma música alegre ou relaxante tocando ao fundo. Todos esses detalhes podem fazer com que a experiência do público em sua loja seja ainda mais completa.
3. Aposte no minimalismo
Certamente, você já ouviu falar nesse termo que está tão em alta, não é verdade? Contudo, talvez não saiba muito bem como aplicar o conceito em uma vitrine de joias. Mas não se preocupe! Para fazer isso, basta torná-la, com poucos itens, significativa, bonita e livre de qualquer poluição visual. Ao escolher os produtos, coordene seus respectivos materiais, cores e tamanhos, tornando a composição final simples e ao mesmo tempo interessante. Manter a exibição de sua vitrine minimalista, além de mais elegante, demonstra que sua loja tem critério, e ainda facilita a organização e a limpeza dela por parte de seus colaboradores. Além disso, vitrines cheias tendem a tirar o foco de seus clientes e da singularidade de cada peça. Assim, ao montar uma vitrine de joias, lembre-se de considerar a máxima "menos é mais".
4. Exponha produtos relacionados
Compor a vitrine com um mix de produtos que se complementem é uma excelente estratégia para vender mais. Além de sugerir a combinação perfeita, em uma espécie de consultoria, essa tática também pode despertar o interesse do cliente em peças que ele não havia pensado em comprar. O mix de produtos é também uma forma de criar promoções, por exemplo, oferecendo descontos na compra de um conjunto de joias ou na aquisição de uma segunda peça.
5. Harmonize as cores
Você também já deve ter ouvido falar na importância das cores para a criação de um ambiente envolvente e acolhedor. Nas vitrines não é diferente. Dependendo das cores das peças, diferentes fundos são mais ou menos indicados. Nesse caso, a palavra-chave para quem precisa aprender como montar uma vitrine com perfeição é contraste. Usar a cor vermelha ou marrom para evidenciar peças douradas e o preto para valorizar o brilho da prata, por exemplo, é a melhor forma de selecionar a cor do fundo ou suportes da vitrine. Por outro lado, peças muito coloridas destacam-se melhor em fundos neutros. Ainda assim, não tenha medo de ousar. Selecione algumas joias e crie uma composição harmônica, baseada em uma paleta de cores ou em alguma sazonalidade, se for o caso. Com o intuito de sugerir o uso de diferentes estilos, aproveite ainda para exibir itens complementares (dourados, prateados e acobreados) juntos.
6. Construa um tema ou conte uma história
Você já ouviu falar no termo "storytelling"? Contar histórias que envolvam a sua marca é uma maneira criativa e lúdica de ser lembrado. Então, que tal trazer esse conceito para a sua vitrine? Se sua marca tem um planejamento de comunicação, provavelmente há alguma campanha acontecendo, que inclui vídeos, artes gráficas e outras peças. Logo, aproveite o conceito criativo e traga alguns elementos de suas campanhas publicitárias também para a vitrine. Aproveite também as datas comemorativas ou estações para montar um cenário diferente e inspirador. Você pode, por exemplo, usar livros antigos como itens de decoração para evidenciar o charme de peças mais requintadas. Ou ainda criar um tema mais rústico utilizando suportes artesanais. O segredo aqui é deixar a imaginação mandar.
7. Atualize a vitrine
Ainda que não seja possível precisar com que frequência as pessoas observam a sua vitrine, quinze dias costuma ser um bom período para trocar os itens expostos. De qualquer forma, procure adicionar novidades ao longo desse tempo, já que algumas pessoas podem ter contato com a sua loja diariamente. Não se esqueça também de deixar os preços de seus produtos visíveis. A omissão de valores fere o Código de Defesa do Consumidor e pode deixar o cliente receoso de entrar na loja. Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Aproveite esse espaço — que é um verdadeiro cartão de visitas, e provavelmente o primeiro contato do público com o seu negócio — e mostre a personalidade da sua marca! Seja marcante, criativo e não tenha medo de experimentar. Se preferir, contrate um especialista em visual merchandising. Ele saberá a melhor maneira de tornar as suas joias ainda mais atrativas, destacando toda a preciosidade e a beleza delas com as melhores estratégias. Certamente, o investimento terá um reflexo positivo direto em suas vendas. Tem mais dicas sobre o tema para compartilhar? Deixe um comentário abaixo! Boas vendas e até a próxima!