A experiência de consumo se tornou um aspecto fundamental para as empresas que desejam maior eficácia nas vendas e a fidelização de clientes. Logo, se tem um fator que os empreendedores devem se preocupar, é justamente com o impacto da marca e de seus produtos na vida no consumidor, fazendo com que experiência seja positivamente marcante. Quando falamos sobre as mulheres na joalheria, o assunto ganha um contorno ainda mais especial. Isso porque as joias são um produto que possui um alto valor agregado e têm conotação especial, fazendo parte dos momentos mais especiais da vida de uma pessoa: casamento, formatura, nascimento dos filhos, status social, entre outros. Pensando nisso, no artigo de hoje traremos alguns pontos importantes sobre o que afeta a experiência de consumo e estratégias que podem ajudá-lo a melhorar os resultados da sua joalheria!
Trabalhe com o neuromarketing
O neuromarketing é um campo de estudo do marketing que visa aperfeiçoar a experiência de consumo que o indivíduo tem com uma marca. Para uma joalheria que vende produtos de alto valor, ele é essencial, visto que o cliente precisa enxergar os atributos além da peça em si. Existem quatro áreas que podem ser trabalhadas pelo neuromarketing, sendo elas:
- branding: fortalecendo a imagem da marca na mente do consumidor;
- produtos e inovação: criar peças únicas e marcantes, que mexam com o imaginário do cliente;
- tomada de decisão: o ambiente da joalheria precisa ser convidativo, estimular a compra (explicaremos melhor esse ponto a seguir);
- publicidade: a divulgação hoje já não empurra o produto ao consumidor, ela está nos detalhes que o estimulam a comprar determinado produto.
Aposte no marketing sensorial
A experiência de consumo positiva está atrelada aos sentidos. Como já falamos, uma joalheria tem que explorar mais do que as joias, estimulando sensações no cliente. Por isso, trabalhar com o marketing sensorial é tão importante. No seu estabelecimento, por exemplo, é possível trabalhar com a cromoterapia que é o tratamento e harmonia entre as cores e as emoções humanas. Para isso é importante trabalhar com as tonalidades que remetem às sensações que a marca deseja passar ao cliente: sofisticação? Status? Exclusividade? Enfim, são várias as opções. A música, os odores marcantes (exclusivos) e a disposição dos elementos da joalheria também interferem na hora da compra. Eles precisam estar ligados ao posicionamento da marca. De preferência, contrate uma empresa especializada que consiga captar esses anseios dos clientes e inseri-los nesses elementos. Lembrando que a coleta de feedback dos consumidores bem como as pesquisas de mercado são cruciais nesse processo, principalmente porque elas ajudam no estabelecimento de uma estratégia eficaz.
Invista no relacionamento para uma experiência de consumo positiva
O relacionamento entre a equipe e os clientes deve ser de confiança e respeito. Os vendedores, gerentes e outros profissionais da joalheria devem estar preparados não só para vender as joias, mas para cativar os consumidores, fidelizando-os e mostrando a eles os benefícios intangíveis daquela aquisição. Por essa razão, é preciso promover treinamentos constantes que tenham ligação com os aspectos já citados no texto, mas também com a psicologia de vendas aplicadas ao público-alvo da sua joalheria. Só assim será possível garantir resultados mais satisfatórios para a empresa, mas também para os clientes que o procuram. A experiência do consumidor deve ser uma das principais proposições da sua joalheria. Por isso, invista nas estratégias apresentadas para conquistar clientes e também manter o negócio sustentável ao longo do tempo. Afinal, em um mercado moderno tão competitivo como o nosso, é necessário se diferenciar para alcançar o sucesso. Uma maneira eficaz de obter conhecimento, ter um negócio estruturado e planejado para a experiência de consumo é por meio de uma franquia! Já pensou nessa possibilidade e quer saber mais? Acesse o nosso artigo sobre o assunto!