Chegou a hora de investir em um negócio próprio de joias, mas você não sabe se vale a pena trabalhar com filial ou franquia? Não se assuste, essa é uma dúvida muito comum de futuros empreendedores. Antes de tudo, é preciso entender o estilo de cada um desses negócios. Após isso, conseguimos avaliar qual se adapta ao modelo de trabalho com o qual você deseja atuar. Entretanto, sabemos que fazer essa avaliação não é uma tarefa fácil. Considerando isso, no material de hoje, trouxemos as vantagens e as desvantagens que cada uma tem. Com a leitura do artigo, você saberá identificar a melhor opção para crescer no segmento de joias.
Filial ou franquia: como se diferenciam?
A priori, todos os dois modelos de negócio partem de uma marca já existente no mercado. Uma filial é uma nova unidade de um negócio já constituído, porém também gerido e financiado pela detentora da marca. Já em relação à franquia, ela opera seguindo as diretrizes da marca, porém é totalmente administrada a partir de seus proprietários. Em outras palavras, podemos dizer que quem fará a gestão são os investidores. Entretanto, afinal, como avaliar qual das duas opções mais se encaixa na sua realidade de negócio e no que deseja abrir? Separamos algumas vantagens e desvantagens no intuito de facilitar a sua compreensão. Confira!
Filial: vantagens e desvantagens
Como adiantamos anteriormente, uma filial é entendida como um braço da empresa-mãe. Apesar de ter um CNPJ próprio, ela responde diretamente à matriz. Confira algumas das vantagens em investir nesse tipo de negócio:
- fácil reconhecimento de novos clientes;
- marca renomada no mercado;
- planejamento estratégico já estruturado.
Entretanto, existem algumas ressalvas ao avaliar abrir uma filial. Veja algumas das desvantagens em trabalhar com esse modelo:
- depende do desejo de expansão da matriz;
- pode enraizar determinados processos;
- requer muito cuidado da matriz inicialmente.
Franquia: vantagens e desvantagens
Já a franquia, como avaliamos, é um modelo de negócio que depende muito mais dos investidores. Ela atuará sozinha, apesar dos direcionamentos da empresa matriz. Veja as vantagens desse modelo:
- fácil reconhecimento de novos clientes;
- marca renomada no mercado;
- existência de plano de negócio;
- maior garantia de mercado;
- economia de escala;
- independência jurídica e financeira.
O último, sem sombra de dúvidas, é o que mais marca a diferença entre os dois tipos de negócio. Em contrapartida, algumas das desvantagens são:
- pouca flexibilidade;
- risco de ocorrência de falhas no sistema;
- localização forçada.
Em conclusão, verificamos que ambos os tipos de modelos apresentam suas vantagens e desvantagens. Independentemente do tipo de negócio que você decidir abrir — filial ou franquia —, veja que é preciso ter muito planejamento e análise de mercado. Mas, com uma empresa de joias especialista no assunto, você pode ter todo esse suporte de estudo para investir o seu dinheiro. E então? Este artigo foi interessante? Que tal assinar a nossa newsletter e acompanhar as próximas publicações?