Quando o assunto são joias, é comum ouvirmos um termo com bastante frequência: quilates. Essa unidade de medida é bastante importante para a classificação do ouro dessas peças, apesar de muita gente não saber o que ela significa.
Ao entender o que significa o termo, você poderá compreender melhor o mundo das joias e tomar decisões mais inteligentes a respeito delas quando fizer suas compras. Afinal, essa é uma medida que afeta diretamente no valor das peças.
Além disso, você se protege de não pagar a mais por uma joia do que ela realmente vale, certo? Ao se informar sobre os componentes de uma peça, você pode evitar que esse problema possa acontecer.
Que tal saber mais sobre o conceito de quilates? A seguir, reunimos as principais informações que você quer saber sobre o assunto.
Qual é a definição do termo?
Quilates são uma unidade de medida que representa a pureza do ouro nas joias. Ou seja, quanto maior o número, maior é a proporção desse tipo de metal em uma peça, significando uma joia mais valiosa.
O valor dos quilates é o resultado da divisão do material dividido por 24. Dessa forma, uma joia de ouro puro equivale a 24 quilates. Em valores menores, a peça tem uma composição que inclui ouro e outros materiais que fazem parte da liga.
Essa definição, também chamada de quilate métrico, foi adotado a partir de 1907, na Quarta Conferência Geral sobre Pesos e Medidas. Logo depois, muitos países ao redor do mundo também passaram a utilizar essa medida.
Como são utilizados para classificar joias?
A partir do número de quilates de uma joia, é possível determinar o quão valiosa ela é. Essa definição é adotada por todo o mercado, fazendo parte dos argumentos de negociação e servindo como método classificatório das peças.
Também é comum que se utilize a porcentagem da pureza do ouro como maneira de classificar as joias. Por exemplo, ouro 18 quilates corresponde a 75% de pureza, então essas duas denominações são equivalentes.
Por fim, joias que tenham abaixo de 10 quilates nem são consideradas como de ouro. Afinal, mais da metade de sua composição consiste em outros tipos de metais.
Qual importância de saber os quilates das joias?
Ao fazer qualquer tipo de aquisição, é sempre importante se informar o suficiente a respeito dela para tomar a melhor decisão. Além disso, entender do assunto também evita que você se arrependa da sua compra ou pague mais do que deveria.
No caso de quilates, esse conceito ajuda a entender o quanto uma joia é realmente composta por ouro. Quanto maior o valor, mais se espera de pagamento por uma peça, além de ser possível aferi-lo junto a especialistas.
Como você pôde ver, o conceito de quilates não é nada complexo. Ou seja, consiste na proporção de ouro em relação aos demais metais utilizados na liga de uma joia. Então, ao ter essa definição em mente, você poderá tomar decisões melhor informadas na próxima vez que estiver indo às compras.
Restou alguma dúvida sobre quilates e joias? Então, aproveite para deixar um comentário com a sua pergunta para que possamos respondê-la.