Muitos empreendedores têm investido em diferentes estratégias para captação de clientes e aumento das vendas, mas ainda não sabem o que é pós-venda e a importância desse processo para garantir uma receita recorrente. Não que a conquista de novos clientes deve ser deixada de lado, mas é essencial desenvolver ações que contribuam para uma experiência de compra positiva e na fidelização desses clientes. Para saber tudo sobre o pós-venda e como ele pode trazer muitos benefícios para sua marca, continue lendo o nosso post.
O que é pós-venda e porque ele deve ser feito de forma eficiente?
O pós-venda é o processo de interação que uma marca desenvolve com o cliente após a conclusão de uma compra, seja como uma forma de agradecimento pela preferência ou como suporte para esclarecimento de dúvidas. São ações feitas por telefone, WhatsApp, e-mail ou SMS que contribuem para a satisfação do consumidor e na retenção de clientes. Quando passam por uma boa experiência de consumo e atendimento, maiores são as chances desses clientes voltarem a comprar da sua empresa e indicá-la para outros consumidores. O pós-venda deve ser feito de forma eficiente em sua empresa para realmente ajudar na fidelização de clientes. Desse modo, você não só conquista mais vendas, mas também obtém uma receita recorrente, resultando em uma melhoria de seus serviços como um todo. Quando você tem um feedback de um cliente, é possível que ele dê sugestões do que pode ser modificado em seus produtos e serviços ou atendimento, buscando sempre atender às suas necessidades e ganhar destaque no mercado.
Por que o pós-venda é tão importante para sua empresa?
Ajuda a reforçar a imagem do negócio
Coloque-se no lugar do cliente e imagine que você comprou dois produtos de empresas diferentes. Uma delas entrou em contato para saber se você ficou satisfeito com a compra, enquanto a outra não prestou nenhum tipo de serviço pós-venda. Qual delas você consideraria para um próximo negócio? Com toda certeza a empresa que deu atenção e procurou saber sua opinião formou uma imagem muito mais positiva em sua mente por causa do serviço de pós-venda. À medida que você se preocupa com seu cliente para mantê-lo satisfeito, consegue trabalhar a imagem de sua marca e conquista credibilidade entre os consumidores, gerando oportunidades de novos negócios.
É mais barato
Todo o processo de atração de cliente e pós-venda tem um determinado custo para sua empresa, mas desenvolver ações para manter um cliente é muito mais barato do que conquistar outro. Isso porque o processo de atração e da jornada do consumidor envolve muitas etapas e estratégias, e o seu investimento é muito maior do que apenas engajar aquele que já é seu cliente, pois você tem um conhecimento formado de seu perfil e sabe como pode envolvê-lo e encantá-lo.
Destaque da concorrência
Se você consegue manter um cliente em sua empresa, mesmo oferecendo produtos iguais e preços similares ao da concorrência, pode ter certeza de que você tem um diferencial. O pós-venda pode atuar como esse fator de diferenciação no mercado, já que você entende quais são as necessidades de seus clientes, procurando melhorar os seus serviços, além de se preocupar com ele, o que o faz se sentir especial e único. Assim, a partir de uma boa experiência, eles não considerarão um concorrente para uma próxima compra, mas, sim, ter como primeira opção a sua empresa. Você pode começar a desenvolver um serviço de pós-venda enviando uma pesquisa de opinião aos seus clientes, com perguntas específicas sobre seus produtos ou serviços, além do grau de satisfação do consumidor. Além disso, invista em um bom relacionamento pelas redes sociais e disponibilize canais de comunicação e atendimento diferenciados, para que o cliente saiba que você está disponível para atendê-lo a todo momento, com mais segurança ao comprar com sua empresa. Ainda ficou com alguma dúvida sobre o que é pós-venda e como aplicá-lo em sua empresa? Comente aqui no post para que possamos ajudar!