Você conhece o topázio imperial? Essa é uma pedra preciosa genuinamente brasileira que encanta gerações com seu dourado profundo e imaculado.
Além de ser uma das pedras mais bonitas do mundo, o topázio imperial tem a sua principal origem no Brasil. Mesmo após tantos anos de sua descoberta em Ouro Preto, Minas Gerais, ele permanece como um nome relevante do setor de joalherias.
O topázio imperial é uma pedra acessível, ao mesmo tempo que se mostra como uma variação mais dourada do topázio convencional. Muito disso se deve ao fato de que o Brasil é o maior produtor de topázio do mundo, tendo pedras de tamanho considerável em suas minas.
Na busca por sempre gerar resultados de qualidade na venda de joias, é fundamental acompanhar de perto as tendências e movimentações do mercado.
Dessa forma, trabalhar com esse tipo de pedra pode agregar muito mais elegância e preciosidade aos produtos de joalheria e à satisfação do consumidor.
Aproveite este artigo para aprender mais sobre esse momento de valorização do topázio, quais são as características dessa pedra e as tendências relacionadas a ela.
O que é o topázio imperial?
Topázio imperial é o nome de uma das variações do topázio, que é uma pedra preciosa presente primariamente no Brasil, na região de Ouro Preto, em Minas Gerais. Ele é o mais bonito e procurado entre as outras pedras, algo que o torna bastante valioso.
Esse tipo de pedra é predominantemente amarelo, rosa ou traz uma mistura de rosa com laranja. O que é retirado no Brasil também pode ter uma tonalidade amarronzada e dourada, às vezes até chegando ao tom de violeta.
A pedra é bastante versátil, podendo se adaptar a diferentes tipos e formatos de joias. Além de formas básicas como quadrada, redonda e oval, o topázio imperial também pode ser cortado de forma octogonal, em formato de coração e outras mais específicas.
Outra característica é a sua alta resistência a riscos e arranhões, o que contribui para esta ser uma joia altamente durável. No entanto, por ter uma clivagem perfeita, o processo de fabricação de joias com topázio é bastante delicado.
Apesar de ser produzido primariamente no Brasil, o topázio imperial foi visto pela primeira vez na Rússia. Aliás, o nome dele é uma referência à aristocracia russa, que utilizava bastante essa joia no século 19.
Qual é a diferença do topázio imperial para o convencional?
O topázio imperial é apenas um dos tipos de topázio identificados nas minas do mundo. O topázio em si é um mineral de silicato de alumínio e flúor. Ele é naturalmente incolor, adquirindo sua coloração a partir do contato com impurezas dos elementos.
Dessa forma, é possível encontrar o topázio nas cores azul claro, laranja, verde, roxo e nas demais cores específicas. Então, se a ideia é produzir uma joia com cores específicas, é importante ficar de olho no tipo de topázio que você irá escolher.
Por fim, é válido destacar que o topázio está entre os metais com a menor taxa de polimerização de sílica. Ele é um dos minerais naturais que mais proporcionam durabilidade, tendo também um índice baixo de refração.
Como utilizar o topázio imperial?
O topázio imperial se tornou uma tendência no mercado de joias não apenas por sua beleza e raridade, mas também por ser altamente versátil em suas aplicações. Ou seja, ele pode tomar forma como diversos tipos de joias, o que faz muito bem ao segmento.
A seguir, veja em quais tipos de joias o topázio imperial pode ser utilizado e diversifique seu portfólio.
Anéis
Em um anel, primeiramente, todo o destaque vai para a pedra. Então, é muito positivo poder aproveitar toda a beleza que o topázio imperial tem a oferecer nesse tipo de joia.
Um anel de topázio imperial possibilita trazer todo esse destaque para a beleza da pedra ao mesmo tempo em que pode agregar outros detalhes capazes de cativar os consumidores. O tamanho da pedra também faz toda a diferença na composição da joia.
Graças à coloração dourada e amarela escura do topázio imperial, um anel desse material transmite uma ideia de sofisticação e realeza. Essa é uma recomendação que pode fazer sentido para diferentes públicos, tornando-a um presente inesquecível.
Brincos
Outra forma de trazer bastante destaque para a beleza da pedra de topázio imperial é por meio de um par de brincos. Esse tipo de joia é capaz de complementar diferentes visuais e até combinar com o anel destacado anteriormente.
No caso dos brincos de topázio imperial, também há a oportunidade de incluir outros elementos na composição da joia para deixá-la mais detalhada. Por exemplo, é possível contornar a pedra com outras joias e, assim, criar uma verdadeira coroa em torno dela.
As sutis variações na coloração do topázio imperial também fazem com que os brincos possam combinar com diferentes tipos de cabelos e colares.
Gargantilha
A gargantilha é tradicionalmente um dos adereços mais requintados e elegantes que se conhece e muito disso depende da beleza da pedra estampada nele. No caso do topázio imperial, é possível elevar consideravelmente a preciosidade dessa joia.
Na construção de uma gargantilha de topázio imperial, existem diversas possibilidades disponíveis. Pode-se usar um cordão único, com a pedra ao centro tendo todo o destaque. Além disso, também são populares as gargantilhas com mais de um cordão e pedra.
É possível ir além do básico e rechear o cordão com joias, também. Vale a pena escolher pedras que não roubem o destaque do topázio imperial principal e sirvam de complemento.
A raridade imperial com requinte brasileiro
Por fim, após conhecer toda a história ligada ao topázio imperial, não fica difícil unir o nome ao significado que ele carrega, não é?
Afinal, independente se a peça utilizada é um anel, brinco, gargantilha ou qualquer outro adereço, se o topázio faz parte da composição, o requinte de origem brasileira está presente e faz toda a diferença para quem possui a joia. Isso por toda elegância e significado.
Então, se você deseja conhecer mais e agregar significado às peças já elegantes que possui na sua joalheria, não deixe de conferir nossos materiais. Nós, da Bautz, temos o que há de melhor para o seu mercado joalheiro.