A etimologia é parte da gramática que estuda a história e o “nascimento” das palavras. Além disso, esse campo da linguística explica o significado dos vocábulos por meio de seus elementos, ou seja, seus morfemas. Nesse sentido, é sobre isso que falaremos neste artigo, direcionando o assunto à origem da palavra joia.
Você já teve ou tem interesse em saber sobre a história dessa palavra? Então está no lugar certo! Se você gosta dessas curiosidades que abrangem aspectos gramaticais e se tem paixão por joias e tudo que as envolvem, continue a leitura!
A origem da palavra joia
Muita gente até sabe que essa palavra se origina do francês. Porém, aqui mostraremos a história desde o comecinho, ou seja, quando e como o vocábulo chegou à língua francesa.
Como citamos, no nosso idioma, a palavra “joia” veio do francês, sendo que os ornamentos que atraem a atenção de pessoas no mundo todo, foram sintetizados nessa única palavra.
Ela vem das palavras francesas “Joie” ou “joyau” que significam “artefato de matéria preciosa de grande valor, usado em geral como ornamento, e que causam prazer”. Também, há o termo “jouel”: “ornamento, adorno, joia”.
Sendo assim, a etimologia desse vocábulo se resume ao seu significado de ter um efeito aprazível na pessoa que é presenteada com o objeto em questão.
Seguindo a mesma linha, a origem disso tudo é a palavra Jocalis, que vem do Latim e significa “aquilo que alegra, que causa prazer”. Ademais, temos a palavra “Guadium” que quer dizer contentamento, satisfação, prazer e, principalmente, alegria, além de poder se referir a um movimento de satisfação razoável, calma e durável.
Vale ressaltar também, que no italiano — idioma de grandes mestres da arte de trabalhar com metais preciosos, a ourivesaria — existe a palavra Gioiellare, que é traduzida como “adornar com joias”.
Assim, um aspecto interessante de se pensar é que a palavra, antigamente no nosso idioma, continha um acento na letra “o”, o que passou a estar errado com a nova regra ortográfica. Tudo isso mostra como a língua é viva, ou seja, transforma-se o tempo todo.
Etimologia de nomes de joias específicas
Agora que você já entendeu um pouco melhor de onde veio a palavra joia, a seguir, falaremos das origens de alguns nomes relacionados a joias. Confira:
- corrente: derivada do Latim “currere” que significa “correr”, já que o conjunto de elos tende a deslizar (correr) quando é puxado;
- colar: vem do Latim “collum” cuja tradução é “pescoço”;
- brincos: também do Latim, “vinculum”: “aquilo que liga, que ata”, por serem conectados às orelhas;
- pingente: do Latim “pendere” que se refere a “estar pendurado” — desse vocábulo, também veio “pêndulo”: “aquilo que pende”;
- pulseira: oriunda da palavra “pulsus” do Latim, significa “batida, abalo, sacudida”.
Neste texto, foi possível sanar um pouco da sua curiosidade sobre a origem da palavra joia. Agora, quando alguém fizer perguntas sobre suas joias, você já pode dar uma resposta completa e entreter as pessoas com esse seu conhecimento.
Gostou de saber sobre as informações interessantes que envolvem a origem dessas palavras? Então, assine nossa newsletter para não perder mais conteúdos como este!