Como oferecer atendimento personalizado para um público muito exigente? A resposta para essa pergunta é a chave para o sucesso em mercados com essa característica. E é assim no ramo joalheiro: é dever do estabelecimento buscar a diferenciação por meio da satisfação total do cliente. Mas como fazer isso? Neste post, vamos dar cinco passos para receber os consumidores na sua joalheria e fazê-los voltar sempre!
1. Entenda o que é e qual a importância do atendimento personalizado
O atendimento personalizado é estar atento às necessidades e aos desejos da clientela a fim de encantá-la a partir da venda de um produto ou serviço. Para isso, é fundamental conhecer o público-alvo e estar pronto para oferecer aquilo que ele procura. Essa prática é lucrativa por dois motivos: no primeiro, contribui para fidelizar o comprador e alavancar o faturamento do negócio. No outro, possibilita um investimento menor para captação de clientes. Isso porque o custo para manter um consumidor ativo é menor que o de conquistar um novo.
2. Tenha informações importantes dos clientes
Para personalizar, é preciso conhecer. Com esse objetivo, muitas lojas optam por introduzir em suas rotinas um software de CRM — sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente. Por meio dessa ferramenta, é possível:
- formar um banco de dados;
- mapear histórico de vendas;
- identificar consumidores lucrativos;
- automatizar processos.
A partir do conhecimento dessa gama de informações, é possível escolher as estratégias mais adequadas e identificar os consumidores nos quais aplicá-las.
3. Capacite os funcionários
Um bom atendimento passa necessariamente pelo constante treinamento e capacitação de todos os funcionários. O cliente fica acolhido e grato ao ser bem recebido e ter o desejo satisfeito, sentimento imprescindível nas compras de alto envolvimento, como são as de joias. Isso é determinante para fazê-lo retornar em outras oportunidades. Dessa forma, invista na educação e no conhecimento técnico dos funcionários da sua joalheria. Eles precisam ter prontamente as respostas às dúvidas para poder personalizar o atendimento e tornar a experiência de compra um momento especial para o consumidor.
4. Invista em comunicação
Atualmente, a internet oferece diversas oportunidades para manter o relacionamento ativo com o público para além dos momentos de visita à loja. Nesse sentido, as redes sociais são ferramentas que não podem ficar de fora da sua estratégia. Por meio delas, é possível ligar o estabelecimento ao público com atendimento individual e promoções exclusivas. Outros recursos, como o WhatsApp, as mensagens de texto (SMS) e o e-mail, atrelados ao software de CRM, podem ser utilizados para disparar descontos em datas especiais.
5. Realize o pós-venda
Outra etapa da personalização acontece com o pós-venda. Buscar a opinião do cliente e contribuir para melhorar a experiência da compra após ela ter sido realizada é muito importante na fidelização. Entre em contato por volta de uma semana depois a realização da venda. Questione, por exemplo, como foi o atendimento e se a peça adquirida atingiu a expectativa. Caso o cliente aponte algum problema, você terá a oportunidade de reverter a insatisfação. Com a realização dessas etapas, o atendimento personalizado será executado com grande sucesso pela sua joalheria. Dessa forma, a chance de satisfazer o cliente aumenta e, consequentemente, o sucesso do seu empreendimento também. Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter no menu abaixo e receba no seu e-mail nossas postagens sobre gestão de joalherias.