Entre os inúmeros valores que uma bela jóia permite agregar à vida e ao estilo da pessoa, nada se pode comparar ao simbolismo e a representatividade de um colar relicário.
Afinal, muito mais do que beleza e brilho, este tipo de jóia carrega lembranças, histórias e emoções em seus detalhes.
Não é à toa que, para quem trabalha ou pretende se especializar nesse mercado, os relicários sempre são vistos como itens de valor agregado e com excelente demanda comercial.
Por esse motivo, hoje nós preparamos um post exclusivo só para falar sobre os diferenciais de um colar relicário e as vantagens de se trabalhar com este tipo de jóia em seu negócio. Vamos conferir? Boa leitura!
O que é um colar relicário?
O termo relicário tem origem na palavra “relíquia”. Portanto, está relacionado a objetos antigos, raros e preciosos. Nos tempos antigos, essas relíquias sempre foram associadas a pertences sagrados ou exclusivos a membros de realezas e de grandes riquezas.
Em geral, vestimentas, jóias, objetos pessoais e até mesmo restos mortais de pessoas muito importantes eram conservadas dentro de igrejas ou castelos, com o objetivo de preservar a memória daquele personagem.
Diante disso, o nome “colar relicário” advém dessa mesma ideia. Ou seja, manter algo de muito valor e preciosidade bem guardado em seu interior.
Lá pelo século XIX, entre a elite britânica, o colar relicário passou a ser um item de moda, mas que ao mesmo tempo, preservava alguma lembrança significativa aos seus donos. E por isso, passou-se a utilizar imagens, frases e nomes de entes queridos falecidos.
Com o tempo e o advento de novas tendências de moda, o colar pingente ampliou o seu lugar no mercado moderno e passou a ter uma representatividade ainda diversificada, mantendo essa tradição de homenagens, mas também combinando outros tipos de mensagens.
O que diferencia essa jóia de outros pingentes?
Indiscutivelmente, o diferencial que um colar relicário carrega consigo é o simbolismo de algo importante para alguém.
Logo, um pingente convencional quase sempre será uma opção de estética, status e beleza para quem o utiliza. Já o relicário, que também pode proporcionar isso, ainda terá uma representação especial, que vai muito além do valor ou preço da jóia.
É como se a pessoa carregasse mais do que uma jóia no pescoço, mas uma “parte” de algo ou alguém de grande importância para ela.
Quais podem ser os significados do colar relicário?
É muito importante tocar nesse assunto, pois como bem vimos, a história dos pingentes relicários tem uma relação muito forte com lembranças e memórias de pessoas.
No entanto, em dias modernos, um colar relicário pode carregar muito mais do que isso e, inclusive, compor diferentes mixes fashionistas. Por exemplo, relicários podem servir de:
- homenagens a um casal;
- carregar a imagem de filhos;
- representar um momento de extrema importância para a pessoa, como uma formatura, etc.
Em resumo, esses são os principais diferenciais de um colar relicário em relação a outros pingentes convencionais. E, como vimos, o simbolismo e a representatividade que este tipo de jóia carrega consigo é o seu grande segredo.
Afinal, esse “Q” a mais foi o que permitiu que tal acessório cruzasse os séculos como um item especial e de alto valor agregado.
Curtiu? Quer saber mais sobre relicários e como oferecer as melhores joias para os seus clientes? Então, acesse agora a página da Bautz e confira os itens de nossos catálogos.