Em um conceito geral, valor e preço podem ser bem similares e até parecerem a mesma coisa na prática. No entanto, quando se traz essa ideia para dentro de um negócio ou empresa — em especial no varejo — você pode notar que ambos podem ser trabalhados, mas com contextos completamente diferentes.
Além disso, os benefícios agregados nos dois conceitos, também se distanciam na prática e cada uma dessas estratégias pode ter influências distintas nas suas vendas.
Se você quer saber mais sobre este tema, preparamos um post com dicas e informações úteis sobre o assunto. Sendo assim, confira até o final. Boa leitura!
Qual é o conceito de preço de um produto?
De forma simples e objetiva, podemos definir “preço” como a quantia final em que seu produto é ofertado no mercado.
Em outras palavras, o preço do que você vende está diretamente vinculado ao seu custo e margem estipulada, podendo assim ser algo variável de acordo com diferentes fatores, tais como:
- condições do fornecedor;
- local de venda;
- gastos de compras;
- perfil dos clientes;
- demandas;
- concorrência.
Dessa forma, preço é o que, de fato, o cliente vai pagar para levar o seu produto!
Qual o conceito de valor?
Apesar de valor e preço se confundirem no contexto geral, a ideia desse primeiro termo está muito mais associada aos benefícios agregados em uma compra, do que simplesmente a quantia necessária para aquele investimento.
Logo, diferentemente do preço, o valor tem sua variação muito mais abstrata e relativa. Assim, não tem necessariamente ligação com os custos e a margem daquela venda.
Por exemplo, se você tem um produto único e diferenciado, que realmente agregue benefícios práticos ao cliente, pode ser que o preço final desse item nem faça diferença para o consumidor.
Afinal, esta compra não está baseada em números e custos, mas sim na importância e relevância que aquele produto ou serviço vai proporcionar ao investidor.
Como podemos comparar valor e preço na prática?
Bom, já falamos do conceito de ambos os termos, mas podemos ir além ao comparar a aplicação prática deles no dia a dia de um negócio.
Levando em consideração que preço é aquilo que se paga por um produto ou serviço, e o valor é o benefício proporcionado por ele, podemos supor um exemplo prático de uma loja de joias.
Afinal, esse mercado pode ser encarado como extremamente competitivo, mas com uma possibilidade enorme de se destacar e se diferenciar, justamente por agregar valor às vendas.
Dessa forma, se uma loja oferece joias simplesmente “baratas”, aquele que souber agregar valores extras a seus produtos, certamente sairá na frente e verá que “preço” nem sempre é fator de melhores vendas.
Aspectos como qualidade, durabilidade, beleza, elegância, custo-benefício, experiência, entre outros, são exemplos de valores agregados que fazem toda a diferença e que, em muitos casos, são mais vendáveis do que o preço final da joia em si.
Qual conceito devo trabalhar em meus produtos?
Na prática, o ideal é que se encontre um equilíbrio perfeito entre os dois conceitos — valor e preço. Dessa forma, um não substitui o outro, mas devem ser trabalhados juntos e de forma estratégica, tanto para o sucesso do negócio, como para o convencimento da compra pelo cliente.
Sendo assim, é fundamental que você saiba compor bem seus preços no intuito de gerar receitas e retornos financeiros ao negócio. Assim como é imprescindível agregar valores e diferenciais aos seus produtos, com o objetivo de torná-los únicos e mais valorizados no mercado.
Como compor os preços de seus produtos e serviços?
Como bem destacamos acima, a precificação é um processo quase que matemático, no qual é preciso levar em consideração os custos e as margens de cada venda realizada.
Logo, inúmeros fatores precisam ser considerados nessa conta, tais como:
- custos de aquisição dos produtos com fornecedores;
- giro de estoque;
- logística;
- prazos;
- demandas de mercado.
- lucro estimado;
- taxas e impostos;
- margem de segurança.
Desse modo, o preço basicamente tem sua base na soma desses fatores e expectativas de vendas, menos o conjunto de gastos e custos atrelado a sua aquisição.
Logo, os pontos variáveis dessa soma se encontram na redução ou corte de custos específicos e na flexibilidade de sua margem de lucro, caso você queira aumentar ou diminuir o preço final de seu produto.
Como agregar mais valor aos seus itens?
Quando trazemos o conceito de “valorização” a um produto ou serviço, vemos que essa ideia é muito mais ampla e flexível do que simplesmente a “precificação” dele. Afinal, como bem destacado, os fatores agregados são diversos e muito variáveis.
Com isso, podemos destacar algumas estratégias essenciais para mostrar que valor e preço podem ser trabalhados de maneira bem diferente na prática. Confira!
Conheça bem seu produto
O primeiro passo para agregar valor ao seu produto é, de fato, conhecê-lo. Desse modo, isso engloba alguns pontos importantes como:
- De onde ele vem?
- Do que é feito?
- O que o diferencia da concorrência?
- Quais benefícios pode proporcionar ao cliente?
- Por que seu preço final é diferenciado?
Ao saber a resposta de todas essas questões e saber demonstrar todas as vantagens práticas que só seu produto pode oferecer, tenha certeza que o preço final será um fator de menos importância na visão do cliente.
Foque na qualidade
Trabalhar com produtos e fornecedores de qualidade é fator estratégico na valorização de suas vendas.
Afinal, comprovadamente, quem está disposto a comprar qualquer que seja o item ou o serviço, vai sempre preferir agregar mais benefícios do que meramente custos.
Além disso, aquela tradicional ideia de que o barato pode sair caro nunca perderá a sua essência! Logo, preze por mais qualidade e menos preço!
Saiba quem é seu público
Um outro fator essencial para saber trabalhar essa relação de valor e preço é saber com quem você está lidando. Afinal, o preço é muito relativo, e o que pode ser considerado caro para alguns, talvez seja barato para outros.
Logo, ao conhecer o público e entender suas dores e desejos, fica muito mais fácil oferecer valores de acordo com o que ele busca, do que simplesmente "precificar''.
Aposte nos seus diferenciais
Por fim, uma estratégia crucial para agregar mais valor aos seus produtos é focar naquilo que torna seu negócio único e diferente do que o mercado oferece.
Isso pode ser trabalhado de diferentes formas, tais como na escolha de fornecedores de qualidade, no atendimento diferenciado, em produtos inéditos, em ações exclusivas etc.
Por fim, foi possível compreender neste post as diferenças entre valor e preço, a importância de saber aplicar os conceitos de forma distinta na prática e ainda agregar benefícios em suas vendas. Além disso, garantir lucro e resultados satisfatórios à empresa.
Curtiu? Quer mais dicas para o seu negócio? Então, aproveite para conferir também nosso próximo post e saiba como montar um bom plano de ação empresarial. Boa leitura!