O mundo do comércio é muito sensível, qualquer insatisfação do cliente pode fazê-lo escolher a concorrência, independente do amor que ele sente pelo produto. Dessa forma, é imprescindível evitar que o fornecedor atrase a entrega e que a mercadoria esteja impecável, principalmente quando se refere a produtos delicados como joias. Na imensa maioria das vezes, os atrasos advém de logística previamente mal formulada, não cumprimento de tarefas terciárias e falta de comprometimento do. Para que esses problemas não aconteçam na sua joalheria, confira nosso artigo com as questões que podem ser rapidamente corrigidas para evitar atrasos.
Prefira fornecedores que oferecem opções de rastreio
Ultimamente, o que gera mais desconforto ao consumidor é a demora na entrega do objeto comprado. Embora nem todos atrasos possam ser evitados, pois todo procedimento que necessita de terceiros está sujeito a isso, eles podem ser minimizados por meio de uma gestão adequada. Dessa forma, vale ressaltar a necessidade de dar preferência aos fornecedores que priorizam a tecnologia no seu serviço. Essa ferramenta se refere ao serviço otimizado que, por meio de notificações automatizadas, fornece informações a respeito de problemas com a remessa no caminho e, por fim, na entrega. Essa novidade desempenha um papel importante na gestão de atrasos inesperados, possibilitando notificar o comprador ou realizar outra forma de entrega para otimizar o tempo.
Cuide da sua própria logística
Para que o produto chegue ao cliente de forma adequada, não só o fornecedor deve estar atento ao serviço e as responsabilidades, mas também a empresa que o contrata. Para isso, estas tarefas devem ser efetuadas no momento adequado:
- estar disponível para o recebimento do produto no horário e dia combinados e até mesmo antes, para se prevenir caso a entrega seja antecipada;
- pagar as contas adequadamente, já que o produto só será transportado e/ou direcionado ao consumidor a partir do momento que for pago;
- focar nos prazos, pois todo documento tem seu prazo de validade — tanto para a empresa, quanto para o consumidor final —, sendo assim, todos devem ser pagos na data correta, para evitar que os atrasos ocorram em efeito dominó.
A relação com fornecedores, acima de tudo, precisa ser amistosa e de confiança, afinal, é essa parceria que fundamenta boa parte do sucesso do empreendimento.
Tenha uma boa gestão de estoque
Para evitar que seus clientes fiquem sem as mercadorias desejadas, é importante ter a sua gestão de produtos sempre em dia, prevendo os períodos de maior procura e evitando que produtos fiquem encalhados. Até porque a sazonalidade provavelmente também atingirá seu fornecedor, e com o aumento da demanda, os erros e dificuldades de envio tendem a se multiplicar. Uma forma de conseguir a gestão de estoque eficiente é por meio de softwares ou planilhas detalhadas e atualizadas diariamente. Ter um profissional dedicado a essa função e encarregar-se da fiscalização desse trabalho também ajuda que tudo esteja sempre em dia. E então, gostou de saber como evitar que o fornecedor atrase a entrega da mercadoria, como melhorar suas vendas e como ser uma loja de sucesso? Deixe seu comentário neste post e compartilhe suas ideias!