Cada vez mais reproduzidas nas temporadas de moda, as formas geométricas nas joias vêm chamando a atenção e tornaram-se peças-desejo para mulheres de todas as idades e estilos. Em tamanhos variados, confeccionados com diversos materiais e com inspiração em diferentes culturas, as joias geométricas oferecem uma gama de opções para os mais diferentes gostos. Por esse motivo, essa tendência se tornou o investimento ideal na hora de comprar peças para sua joalheria. Descubra mais sobre o geometrismo e atraia mais clientes para sua loja.
A história das formas geométricas nas joias
Desde os primórdios, os acessórios fazem parte da história da humanidade. Os materiais variavam de acordo com cada civilização, de cascas de árvores e restos de animais ao ouro e à prata. A função desses adornos ia desde separação por gênero e status social até objetos de idolatria. As figuras geométricas voltaram a ganhar destaque como elementos estéticos na Idade Contemporânea, após a Primeira Guerra Mundial, no movimento artístico chamado Art Déco. Essa nova forma de arte explorava as linhas retas e esféricas, criando desenhos abstratos de grande apelo visual, influenciando as artes plásticas, a arquitetura e a moda. Desde então, essa estética vem sendo repaginada ao longo dos anos e volta com força total nesta estação.
A simbologia por trás das formas
Mais do que peças de destaque, as formas geométricas têm significados ocultos que podem ter um apelo sentimental para suas clientes, e saber sobre esses detalhes pode ser a diferença na hora de fechar negócio. Vemos estéticas e matérias-primas variarem de acordo com cada civilização ao longo da história, mas alguns significados, como a simbologia das formas geométricas, eram praticamente os mesmos. O quadrado simboliza racionalidade, neutralidade e firmeza. O círculo representa a vida e o universo já que não apresenta começo e nem fim. E o triângulo pode significar a santíssima trindade ou o nascimento, o crescimento e a morte.
A razão do sucesso da tendência
O geometrismo ajusta-se aos mais variados estilos, do minimalista ao maximalista, e, por esse motivo, sempre está presente nas semanas de moda se adequando às tendências do momento, o que torna os produtos com esse formato peças curingas. Nesta estação, as formas geométricas nas joias se tornaram protagonistas, e o destaque principal são as chokers e os maxi brincos redondos, esféricos e quadrados. Elementos que foram muito reproduzidos nas passarelas de grifes, como Juliana Jabour, PatBo e Samuel Cirnansck, na São Paulo Fashion Week, foram: os brincos de tamanhos diferentes, criando uma assimetria inteligente; o brinco colocado em uma orelha só, produzindo um visual clean e minimalista; e colares de distintos tamanhos e formatos combinados entre si. A simplicidade das formas geométricas vistas nas passarelas cria peças de impacto que dão um toque retrô a um visual elegante e contemporâneo, que é ideal para mulher que deseja investir em joias atemporais.
Como sua joalheria pode se beneficiar desse estilo?
O geometrismo, com suas linhas simples, permite mesclar peças de formatos diferentes entre si, sem pesar o olhar, possibilitando uma infinidade de combinações. Utilizando um jogo de sobreposição de peças preciso, essas joias são capazes de se adaptar a mulheres de qualquer estilo. Por esse motivo, as formas geométricas nas joias têm um grande potencial de venda com um ótimo custo-benefício. Invista em peças que misturem ouro e prata, criando uma dualidade de cores, e escolha pedras como esmeralda, safira e rubi para dar aquele toque sofisticado e impactante, criando pontos estratégicos de cor. Gostou das tendências de joias que mostramos neste post? Então, que tal nos seguir no Facebook e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos e novidades para sua joalheria?