Uma joia de ouro vai muito além de uma peça para agregar o visual e deixá-lo mais elegante — é um investimento. Por se tratar de um metal nobre e valioso, é fundamental seu correto armazenamento e higienização para uma boa conservação do acessório. Além disso, guardar joias corretamente ajuda na organização das peças e facilita o dia a dia.
O ouro é uma joia eterna, mas necessita de cuidados para sua conservação e manutenção do seu brilho. Veja algumas dicas que vão ajudar você a preservar a beleza de seus acessórios!
Higienização
É claro que você deverá ter o mesmo nível de cuidado com todas as suas joias de ouro, mas é importante saber como limpar cada uma delas. Uma dica que serve para todas é evitar o contato das peças com umidade e calor. Mesmo que o ouro seja um metal que não oxida, quando exposto a essas condições, pode perder o brilho.
Por isso, evite sempre o uso de produtos abrasivos, principalmente nos anéis e alianças. Todas as vezes que for manusear um produto mais forte, como os de limpeza, por exemplo, tire as peças ou use luvas descartáveis. A corrosão pode causar severos danos à estrutura e à beleza da joia.
Para aquelas joias utilizadas todos os dias, indica-se limpar a peça sempre ao final do dia. Isso acontece porque, no dia a dia, elas ficam em contato com a oleosidade da pele, perfume e suor.
A limpeza é fácil: com água morna, detergente neutro e uma flanela macia é possível limpar a joia de modo totalmente seguro, além de evitar deteriorar a peça. A velha dica da pasta de dente também funciona, mas cuidado! Não utilize pastas com coloração, escolha sempre a branca.
Em casos específicos e mais delicados, a recomendação é procurar um joalheiro.
Armazenamento
Em relação ao armazenamento, a primeira dica é guardar joias separadamente. O ideal é não misturar brincos com anéis, colares ou pulseiras – principalmente colares, correntes e gargantilhas! Estas precisam de um espaço separado para evitar que se enrosquem.
Um porta-jóias pode ser a solução ideal. Dê preferência sempre para os que são forrados com veludo ou feltro, pois não desgastam nem causam atrito nas peças. Uma alternativa também é utilizar saquinhos de veludo individuais. É possível encontrar porta-joias de diversos tamanhos, com compartimentos separados para cada tipo de peça.
Sempre que retirar as peças para tomar banho, não as guarde no banheiro. Por ser um local úmido, pode fazer com que suas joias percam o brilho. Escolha sempre um local seco, como o quarto ou mesmo o closet. E para aquelas que você retira apenas para dormir, é ideal ter sempre ao alcance uma bandeja ou suporte ao lado da cama, que seja de fácil acesso para guardá-las.
Perceba então que guardar joias e mantê-las organizadas é ideal para sempre ter disponível àquelas peças preferidas. Afinal, são itens que simbolizam momentos marcantes na vida das pessoas.
Gostou deste post? Aproveite para acessar nosso portfólio e conferir um catálogo completo de joias inesquecíveis!