Se está procurando informações sobre marketing para joalherias é porque, provavelmente, já percebeu que este é o caminho para quem quer impulsionar as vendas e se posicionar com mais autoridade no mercado joalheiro, não é verdade? Afinal, ficar dependendo do fluxo de clientes na loja para fechar boas vendas pode ser desastroso para seu negócio. Se o objetivo é ter uma loja referência, vai precisar formular novas estratégias e não apenas ter vitrines limpas e organizadas e boas peças a oferecer. Tudo isso, na verdade, é obrigatório à joalheria de excelência. Neste texto, mostraremos como explorar o marketing para joalherias e estimular suas vendas. Continue com a gente para aprender a planejar a melhor estratégia para seu negócio. Boa leitura!
Tenha um blog
Para quem está iniciando as atividades de marketing para joalheria, ter um blog é uma ótima ferramenta para marcar presença na web e demonstrar os conhecimentos em ourivesaria, fabricação de joias, venda e pós-venda, relacionamento com o cliente e outros assuntos alusivos ao mercado joalheiro de alto padrão. O blog, além de conferir credibilidade ao empreendimento, funciona como uma ponte direta para seus produtos. Sem contar que se o conteúdo produzido for de qualidade, a marca pode ser bem ranqueada nos principais mecanismos de pesquisa da internet. E ainda tem a vantagem de não exigir grandes investimentos, na verdade, é bem em conta!
Invista em promoções
Dá para ser bem criativo na hora de planejar o marketing para joalheria. O cupom online de desconto, por exemplo, é uma forma simples de atrair novos clientes e ainda aumentar o tráfego em seu site. Pode ser temporário (com data de validade), sazonal (como Dia dos Pais ou dos Namorados) e até mesmo no formato de vale-serviço como manutenção das joias. O cliente que ganha desconto para a próxima compra, por exemplo, geralmente retorna antes da validade do cupom expirar e ainda indica novos potenciais bons compradores.
Faça boas parcerias
Os eventos do segmento joalheiro são ótimas oportunidades para estabelecer novas e duradouras parcerias. É também uma chance de observar de perto o mercado, como se comportam os maiores representantes do ramo, sua concorrência direta e, claro, como aplicam o marketing para joalherias. Considere que ter bons parceiros na parte da fabricação de joias é o que garante peças de alto padrão de qualidade, fim do desperdício de materiais e entregas pontuais. Prazo atendido e cliente satisfeito é tudo que um gerente de joalheria poderia desejar para seu negócio, concorda?
Esteja presente nas redes sociais
Explore os recursos de imagem das redes sociais. Demonstre o lifestyle de quem trabalha com ourivesaria e vendas. Desde a fundição até a montagem das vitrines e embalagens. Todo o processo de fabricação e exposição das joias rende atraentes imagens para o seu portfólio online. Redes sociais como o Instagram são excelentes para postagem de conteúdo audiovisual também. Para o registro da rotina da loja ou da fábrica, um bom smartphone já será de grande ajuda, mas o vídeo institucional deve ser levado mais a sério e, se possível, realizado por profissionais. Esse tipo de investimento raramente ultrapassa 5% do faturamento médio mensal — sendo que 2% desses 5, geralmente, são vertidos para campanhas locais. Por isso, o marketing para joalherias se faz essencial para os lojistas que procuram inovar. Claro, você pode tocar o seu empreendimento apenas com indicações e um bom PDV, mas potencializar as vendas e fazer o negócio crescer vai demandar estratégia, dedicação e um eficiente planejamento de marketing, com certeza. Aproveite mais de nossos conteúdos curtindo nossa página no Facebook! Até mais!