A história, os significados e a mística por trás das joias de rubi são, definitivamente, fascinantes. Utilizado por várias sociedades ao longo dos séculos, disputados por monarcas e até com atribuições mágicas, o rubi fascina gerações ao longo dos anos. Pelos gregos, foram traduzidos como objetos sagrados. Acreditavam que conferia proteção. Para nós, é uma pedra raríssima que remete à paixão e ao romântico. É uma gema colorida de vermelho vivo, deve apresentar particularidades muito interessantes para serem considerados rubis autênticos. No texto de hoje, exploraremos o fantástico mundo das joias de rubi. Assim, é possível entender melhor o fascínio da humanidade por essas lindas pedras. Boa leitura!
A rainha das pedras: um breve histórico
Há pelo menos 2500 anos, na região do Sri Lanka, começaram as primeiras extrações do que viria a ser uma das pedras mais cobiçadas da história. De imperadores orientais até a própria coroa de casamento da Rainha Elizabeth II, nobres e aristocratas sempre se impressionaram com sua beleza e intensidade de vermelho. Seu significado místico perpassa por diferentes culturas e épocas. É citado algumas vezes na bíblia, e para os hindus boas oferendas de rubis a Krishna rendem uma reencarnação confortável. As joias de rubi também eram usadas por guerreiros da região da Birmânia para serem vitoriosos em batalha. Acreditava-se possuir uma chama interior que mantinha seu brilho de vermelho intenso. Atualmente, é extraído nos Estados Unidos, Brasil, alguns países da África e Oceania. Os produtores mais tradicionais, porém, continuam a ser o Sri Lanka e adjacências como Myanmar e Tailândia.
A pedra de julho: perfeita para presentes e ocasiões especiais
As inclusões formam padrões únicos dentro das gemas. Alguns exemplos são o raro rubi estrela, com inclusões formando um desenho de estrela de seis pontas, e o silk, assim chamado pelo aspecto sedoso da pedra. Em 1912, foi oficializada como pedra do mês de julho. Carrega um ar romântico de um tom de vermelho muito sensual e é perfeito para presentear e surpreender.
Joias de rubi: gema versátil e de alta procura
É a pedra do anel de formatura de muitos cursos, como Direito e Jornalismo. Representa as pessoas determinadas e apaixonadas. Para os anéis de noivado, se mostra versátil por casar perfeitamente com ouro branco, amarelo e rosé. Alguns designs contemporâneos apresentam delicadeza e linhas suaves, para agradar as damas mais singelas, combinando o rubi com diamantes menores, por exemplo. Também é usado em brincos, colares e desenhado com safiras rosas e gemas claras. A intenção é sempre evidenciar a presença do rubi, mesmo que não seja de grande quilate.
Curiosidades: verdadeiros astros da história da humanidade
Os hindus acreditavam que essa pedra poderia trazer poderes curativos e harmonia para a casa de seu dono. Já seus vizinhos orientais, os chineses, utilizavam o rubi para sinalizar quem possuía o alto e privilegiado cargo de mandarim. As joias de rubi já tiveram valor superior àquelas de diamantes. Em alguns períodos, como na era medieval, pode ter chegado a valer 8 vezes mais. Conquistadores negociavam rendição em troca dessa misteriosa pedra escarlate. Percebeu como é importante trabalhar com as joias de rubi? São peças incrivelmente belas, diversificadas e com ótima aceitação do público. Entre em contato com a gente pelo site ou telefone e confira nossas condições e prazos. Certamente, você precisa de parceiro conceituados para o sucesso do seu negócio! Até a próxima.