O sucesso de uma joalheria depende da oferta de peças de alta qualidade e que atendam aos mais diversos gostos dos clientes. Por isso, apostar em joias em zircônia é uma excelente forma de ampliar suas oportunidades. Afinal, essa é uma das pedras brilhantes mais cobiçadas do mundo.
E não é para menos: seu brilho e beleza se assemelham muito ao diamante. Sendo assim, a zircônia é um substituto para essa pedra preciosa, porém, com um preço mais atrativo. Desse modo, você vai poder oferecer peças magníficas e alcançar um público maior.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, você vai descobrir de onde vem a zircônia e por que você não pode deixar de investir em peças feitas com ela para alavancar suas vendas. Acompanhe!
Afinal, o que é zircônia?
Primeiramente, precisamos entender o que é zircônia. A verdade é que ela não é uma pedra natural, ou seja, é um material sintético, produzido em laboratório desde 1976. Trata-se do dióxido de zircônio (ZrO2) que, quando manipulado, resulta em gemas com um brilho incrível. Assim, podemos considerar como a melhor reprodução de um diamante em questões gamológicas.
Como as zircônias são produzidas artificialmente, é possível criar gemas de outras tonalidades. Além disso, por meio da produção controlada, obtém-se pedras idênticas umas às outras e de altíssima qualidade. Esse é um dos motivos que fez com que essa gema se tornasse uma das grandes escolhas dos designers de algumas fábricas de joias.
Qual é a diferença entre a zircônia e o diamante?
O diamante é a pedra mais preciosa, resistente e cara que conhecemos. É uma gema de origem mineral, que se forma a partir do carbono embaixo da terra, sob alta pressão e temperatura. Sua formação demora milhões de anos, daí vem o seu alto valor.
Além disso, é um material tão duro que nenhum outro mineral consegue danificá-lo, apenas outro diamante. Ele pode ser lapidado em diversos formatos, sendo que o mais conhecido é o brilhante.
Por sua vez, a zircônia, como já comentamos, é fabricada em laboratório. O resultado é uma gema com um belíssimo brilho. Ela é tão semelhante ao diamante que apenas bons profissionais conseguem diferenciar as duas pedras.
A principal diferença está no preço. Enquanto o diamante é relativamente raro e tem valor bem alto, a fabricação de zircônias é bastante rápida e o material não tem um custo alto. Então, consegue-se um preço bem mais atrativo.
Por que investir em joias em zircônia?
O principal motivo é que ela é uma reprodução de alta qualidade do diamante. Desse modo, você terá peças belíssimas para oferecer aos seus clientes. Muitos desejam joias de luxo, mas não querem pagar um preço tão alto.
Aliás, muitas vezes, as zircônias são utilizadas em réplicas de peças caríssimas, que celebridades costumam usar em eventos famosos e disputados ao redor do mundo. Portanto, não há dúvidas de que nenhuma joia em zircônia passa despercebida.
Outro grande motivo é a durabilidade da gema. Quando a pessoa toma os cuidados adequados com a peça, ela pode durar uma vida inteira.
Como você viu, disponibilizar joias em zircônia para seu público é uma forma muito eficaz de impulsionar suas vendas, ampliar sua carteira de clientes e ter opções de excelente qualidade em sua loja de alta joalheria. Afinal, todo mundo deseja peças com toda a beleza, durabilidade e brilho que essa gema consegue oferecer.
Quer entender mais sobre outras pedras? Então, saiba mais sobre as safiras azuis: um clássico inesquecível!