Para o público da alta joalheria, a qualidade do produto e do atendimento são exigências mais que esperadas para a decisão de compra e fidelização. Afinal, o mercado desse segmento tem mostrado uma melhora constante. E não é à toa: os benefícios de investir em joias não são nenhuma novidade. Exigir o nível de qualidade adequado para satisfazer seus clientes é garantia de sucesso. Uma incrustação mal feita, por outro lado, causará dor de cabeça ao cliente por ter que recorrer à garantia. E ao gerente, claro, que precisará arcar com os custos da manutenção da peça. Neste texto, vamos apresentar alguns bons motivos para você se atentar aos indicadores de qualidade e oferecer um produto ainda melhor. Boa leitura!
Qualidade do produto, entenda quais critérios você deve procurar atender
Imagine-se no lugar de um senhor que comprou um lindo colar para presentear sua esposa. Ele sai da joalheria com uma embalagem elegante, pronto para fazer uma surpresa. No caminho, passa com o pneu do carro em um buraco e com o trepidar, o invólucro vai ao chão. Essa situação hipotética pode ter dois finais: um suspiro aliviado ao conferir que a joia não foi afetada, ou um desapontamento enorme por ter que recorrer à garantia antes mesmo de entregar o presente. Isso serve para ilustrar a importância de exigir qualidade máxima de seus fornecedores. Informe-os sobre o que dizem seus clientes e os índices de reparo e manutenção. Eles também precisam de um feedback, concorda? Se você não costuma exigir qualidade do produto de seus fornecedores, pode ter certeza que seus clientes não farão o mesmo com a sua joalheria. Abaixo, elencamos alguns critérios indispensáveis para atestar a qualidade de um produto.
- desempenho;
- validade;
- confiabilidade;
- estética;
- assistência e garantia.
Estatística e pesquisa, use os dados apurados para otimizar processos
Por isso o relacionamento com o cliente é tão importante. Assim, é possível ter um diálogo franco, no qual a opinião do comprador é verdadeiramente levada em conta e torna possível identificar os possíveis erros no processo e defeitos dos produtos. Entenda como levantar esses dados e trabalhar com eles.
Atente-se às tendências
Fique de olhos no que os maiores designers estão produzindo. No mercado de joias personalizadas, a referência é muito importante. As noivas, por exemplo, sempre se inspiram nas alianças das celebridades que admiram.
Negocie com bons fornecedores
Seus fornecedores não estão cumprindo os prazos? Os produtos têm alto índice de manutenção? Talvez seja a hora de buscar novos parceiros de negócio. Veja quem possui certificações e maquinário moderno para atender o nível de qualidade do produto que pretende alcançar.
Corrija as falhas
Corra atrás do prejuízo! Identificadas as falhas, elas precisam ser resolvidas segundo as suas prioridades. Então, esteja pronto para uma série de tomadas de decisão para pôr ordem no empreendimento.
Evite erros previsíveis
Desconsiderar os dados obtidos é o primeiro erro a ser evitado para garantir uma boa gestão de qualidade. A rotina pode ser cansativa, mas não deixe de estar em constante comunicação com a equipe de vendas, fornecedores e colabores em geral. E se você não criar um plano estratégico para otimizar a dinâmica de trabalho, ficará difícil implementar qualquer medida de melhoria dos processos. Trabalhar com quem se tem confiança é um peso a menos nas ocupações da gerência, certo? Por isso, escolha os colaboradores que estão interessados em ver a empresa crescer e melhorar a qualidade do produto. Se você gostou deste artigo, com certeza vai se interessar em saber quais são as diversas questões relacionadas ao processo de fabricação de joias. Até a próxima!