Conquistar novos clientes é essencial para que sua joalheria alcance bons resultados, mas você já parou para pensar que a retenção de clientes também pode aumentar a receita da empresa? Se você tem investido esforços apenas na atração de novos consumidores, está na hora de começar a aplicar estratégias para fidelizar aqueles que já compraram e fazê-los comprar novamente. Assim, sua empresa vai começar a expandir, pois cada venda realmente representará um negócio a mais, e não apenas um fechamento que entrou para repor uma venda antiga — o que seria uma substituição de resultados e daria uma falsa sensação de crescimento. Pronto para ver sua joalheria performar bem de verdade? Então confira algumas dicas importantes para melhorar a retenção de clientes!
Conheça seu cliente
Antes de mais nada, estude os dados que você já tem sobre seus clientes e pense como isso pode ser usado de maneira estratégica. Aproveite essa análise para conhecer o perfil deles e fazer ofertas assertivas de produtos. Se, ainda assim, você não tiver muitas informações, uma rápida pesquisa por e-mail pode ser a solução para conseguir dados valiosos.
Priorize o atendimento
A qualidade do atendimento é um fator determinante para fidelizar clientes. Por isso, tenha em mente que é de extrema importância fazer além do básico e superar expectativas. Tenha um time preparado para atender com excelência, sempre responder rápido, tirar dúvidas e impressionar positivamente. Deixar de responder nunca é uma opção, pois as pessoas podem entender sua ausência, ou demora, como falta de interesse.
Marque presença
Não suma apenas porque a compra foi finalizada. Manter contato é algo que deve ser feito de forma contínua e por diversos canais. Você pode interagir nas redes sociais, enviar e-mails em datas especiais, compartilhar novidades do seu catálogo em primeira mão e, até mesmo, organizar eventos. O importante na retenção de clientes é não deixá-los se esquecerem da joalheria, pois eles podem estar a um passo de comprar novamente e, nessa hora, estar presente vai fazer toda diferença.
Valorize a marca
Se as joias são itens especiais por si só, um nome valorizado só tem a potencializar esse poder. Por isso, invista em ações institucionais para criar confiança, admiração e mostrar a força da sua empresa. Seja a marca que seus clientes gostam e se orgulham em usar e lembre-se que quanto mais forte, maior será a retenção de clientes.
Inove e aposte na qualidade das joias
Muitas vezes, para se destacar no mercado de joias, é preciso sair do lugar comum. Ofereça produtos inovadores, seja no design ou na maneira de fabricar, sem se esquecer da qualidade — fator muito importante para ter clientes fiéis. A dica aqui é entrar em contato com fornecedores que oferecem joias diferentes do comum. Ter um parceiro que prioriza a qualidade dos seus produtos com certeza fará eles voltarem. Agora que você já sabe a importância da retenção de clientes e o que fazer para mantê-los fiéis à marca para comprarem novamente e a divulgarem para outras pessoas, é hora de colocar as estratégias em prática! Siga as nossas dicas e, com certeza, sua joalheria vai crescer de verdade. Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com a gente? Deixe um comentário!