A avaliação de desempenho empresarial é uma ferramenta importante para analisar os resultados de um negócio. Portanto, é dessa maneira que se avalia a produtividade dos colaboradores, faturamento e a qualidade dos produtos e serviços. Por meio desse estudo, é possível implementar um planejamento para otimizar a tomada de decisões. Além disso, a empresa deve analisar os perfis individuais de cada um de seus colaboradores, para gerenciar as atividades de acordo com aptidões e competências. O capital humano é uma das bases de sustentação de uma empresa e precisa ser valorizado. Portanto, a avaliação de desempenho empresarial permite identificar o momento de realizar promoções, conceder bonificações ou até mesmo remanejar profissionais para outros setores. Consequentemente, a gestão da empresa se torna mais estratégica, pois potencializa as aptidões de cada colaborador. Quando essa análise cumpre com seus objetivos principais, a empresa apresenta crescimento exponencial, pois saberá como trabalhar de forma organizada. Sendo assim, adotar uma gestão estratégica garante o desenvolvimento e melhores resultados. Existem alguns métodos e indicadores de desempenho, que auxiliam na análise dos números alcançados. Nesse artigo, mostraremos os principais indicadores para utilizar em uma avaliação de desempenho empresarial, e quais pontos precisam ter atenção em sua empresa.
Indicadores utilizados na avaliação de desempenho empresarial
Os indicadores oferecem dados relevantes, que direcionam a tomada de decisões e a implementação de novas estratégias. Os principais indicadores são:
Ticket médio
O ticket médio é um indicador que representa a média de gastos dos clientes. Ou seja, reflete o quanto esses clientes estão consumindo dos produtos e serviços. Portanto, o ticket médio é um dos indicadores mais relevantes, pois aponta o nível de satisfação dos clientes. Assim, é possível que a empresa otimize seu planejamento de vendas, para obter melhores resultados.
Taxa de conversão
Esse indicador possui aplicabilidade especial para e-commerce. Sendo assim, a taxa de conversão indica o número de visitantes de um site que se tornam clientes da empresa. Para obter este índice, realiza-se a divisão entre o número de conversões e o de visitantes, em um período determinado de tempo.
Tempo de atendimento
Otimizar o tempo de atendimento é fundamental para garantir a satisfação dos clientes. Desse modo, esse indicador reflete o tempo que o cliente leva para ser atendido e ter suas demandas solucionadas. Logo, é preciso identificar se há a necessidade de reduzir o tempo médio para atendimento.
Satisfação de clientes e colaboradores
Assim como os clientes, os colaboradores também devem estar satisfeitos com a dinâmica da empresa, para apresentar boa produtividade. Dessa forma, o grau de satisfação de clientes e colaboradores demonstra que a empresa está comprometida em proporcionar um ambiente de trabalho saudável, além de produtos e serviços de qualidade.
Aspectos empresariais que necessitam de atenção
É imprescindível que esses indicadores reflitam a realidade da empresa. Portanto, é importante adotar medidas como registro de lançamentos, pesquisas de satisfação, alcance das vendas, entre outras métricas. Da mesma forma, é importante comparar os resultados de diferentes períodos, para identificar se a empresa está apresentando evolução. Assim, a avaliação de desempenho empresarial oferecerá resultados concretos, que permitem melhorias em todos os setores. Aprenda mais como otimizar a gestão de sua joalheria com os conteúdos de nosso blog. Boa leitura!