Em tempos de comunicação instantânea, a troca de informações é constante. Basta uma simples busca e em segundos é possível responder (quase) qualquer pergunta. Da mesma forma, conseguir opiniões sobre uma marca ou produto ficou muito mais simples. Tantas mudanças fizeram da qualidade no atendimento ao cliente, que sempre foi essencial, um fator ainda mais relevante para o sucesso de um negócio. Mais importante do que simplesmente vender é construir um relacionamento com o consumidor. Torná-lo fiel é o primeiro passo para conquistar uma boa reputação no mercado e, consequentemente, novos clientes. Mas, para chegar lá, existem alguns erros que precisam ser evitados. Você sabe quais são? Continue por aqui e descubra 4 deles!
1. Desconhecimento
A falta de informação é um dos erros básicos ao lidar com o cliente. Esse tópico se estende às diversas áreas do negócio. Se você deseja vender algo a alguém e obter sucesso (a longo prazo) nessa operação, cerque-se de todo o conhecimento possível. Descubra quais são as necessidades, motivações e demais características sociodemográficas de seu cliente. O que ele vem buscando na internet? O que o mercado lhe oferece como resposta? O que está faltando? Como a sua empresa pode suprir essa falta? Respostas a essas perguntas são bons indicativos para um atendimento bem-sucedido, que pode levar a uma potencial venda.
2. Informações imprecisas
É comum que o cliente tenha dúvidas sobre o seu produto ou serviço, forma de pagamento, garantia, entre outras questões. Você pode disponibilizar através dos meios de comunicação um resumo com as dúvidas mais frequentes. Ainda assim, diferentes perguntas surgirão ao longo do tempo. Por essas e outras razões, é importante que seus colaboradores estejam sempre bem instruídos e treinados para transmitir informações precisas. Sanar dúvidas e eventuais problemas de pós-venda de maneira eficiente reforça positivamente a imagem da sua empresa. Da mesma maneira, demonstrar imprecisão nessas situações prejudica a visão que o cliente tem da marca.
3. Tratamento inadequado
Ao entrar em contato com a empresa, quando não se trata de uma dúvida, geralmente o cliente busca solucionar um problema. Nesses momentos, mais do que nunca, um bom atendimento é fundamental. Treine seus funcionários para que conversem com o cliente sempre de maneira tranquila, cortês e atenciosa, ainda que a situação não possa ser resolvida imediatamente. Dessa maneira, é possível evitar que uma frustração ou mal-entendido torne-se algo maior e, consequentemente, um prejuízo à companhia.
4. Ausência de pós-venda
O feedback do cliente é a melhor avaliação de desempenho que um negócio pode ter. Dê ao consumidor a chance de dizer o que ele achou do produto ou serviço que comprou. Comunique-se com o cliente através de e-mail ou telefone e esteja presente nas redes sociais, dando-lhe espaço e voz para deixar sua opinião. Assim, é possível coletar informações sobre o que precisa ser aprimorado e o que está funcionando bem. Não se esqueça também de realizar periodicamente pesquisas de satisfação. Agora que você já conhece alguns erros a serem evitados para manter a qualidade no atendimento ao cliente, está pronto(a) para fazer excelentes negócios! Quer saber mais sobre esse e outros temas interessantes? Continue acompanhando os conteúdos da Bautz no Facebook e no Instagram. Até a próxima!