O sucesso de uma empresa depende de alguns fatores: inovação, qualidade do produto ou serviço, identidade visual, excelência no atendimento e, claro, o bom relacionamento profissional entre os colaboradores. Esse último ponto, aliás, é fundamental para que os outros funcionem devidamente, já que influencia diretamente no clima organizacional. Para saber mais sobre o assunto e descobrir como melhorar o relacionamento interpessoal na sua joalheria, continue a leitura!
Como funciona o relacionamento interpessoal numa empresa?
Diferentemente do que ocorre com os outros relacionamentos na nossa vida, nos quais temos autonomia, no profissional não escolhemos com quem vamos lidar. É uma relação que não temos controle e, portanto, nos exige mais traquejo social e tolerância para lidar com as diferenças culturais e comportamentais. Além disso, as dinâmicas são diferentes: o trato entre colegas de um mesmo setor é diferente do que ocorre entre áreas distintas. Essa discrepância fica ainda mais evidente entre hierarquias ― o convívio entre gerente e funcionário não é o mesmo que entre dois profissionais da mesma categoria.
Qual a importância do bom relacionamento entre colaboradores?
Como dissemos no início, o relacionamento profissional influencia diretamente no clima da organização. Não há como trabalhar em um local em que não haja boa convivência entre os colaboradores. O bom convívio também é essencial para alinhar as diversas atribuições em prol dos objetivos da empresa. Com cada um exercendo sua função e se comunicando corretamente, as metas são cumpridas com muito mais facilidade. Além disso, quem não quer trabalhar em uma empresa com forte cultura de relacionamento em grupo? Os funcionários trabalham não só para cumprir suas tarefas, mas também para auxiliar seus colegas no que for necessário. Eles também visam ao cumprimento de suas obrigações para não deixar ninguém sobrecarregado. Obviamente, a relação não será perfeita; há quem você goste ou respeite mais e menos em qualquer local, seja ele de trabalho ou não. O importante é que ela aconteça de forma saudável: as diferenças devem ser toleradas e as discussões feitas respeitosamente, com todos expondo suas opiniões sem medo de represálias. No entanto, comentários com teor discriminatório não podem ser permitidos.
Como fortalecer o relacionamento profissional entre os funcionários?
O relacionamento profissional exige o convívio diário por várias horas. Portanto, precisa ser cultivado constantemente. Confira nossas dicas:
Saiba ouvir
Ser um bom ouvinte é uma qualidade em falta e, por isso mesmo, muito valorizada. Isso não significa apenas fingir que está prestando atenção no que seu colega diz: é preciso deixá-lo falar sem interrupções, conversar, opinar e mostrar que você realmente considera aquilo que foi dito. Isso é válido para ouvir opiniões, críticas e pontos de vista contrários aos seus.
Entenda críticas
Críticas são normais no ambiente de trabalho e devem ser respeitadas. Elas podem auxiliar muito no crescimento da empresa. Aqui entra novamente o saber ouvir: permita que os funcionários se sintam confortáveis ao emitir opiniões.
Faça uma boa abordagem
Quem deseja criticar precisa saber como fazê-lo. O comentário não deve ser feito para menosprezar ou diminuir a capacidade intelectual do colaborador e sim com o intuito de incentivá-lo a melhorar. Aponte os erros e dê sugestões de como melhorar.
Seja empático
Colocar-se no lugar do outro é o ponto-chave de qualquer relacionamento interpessoal. Isso mostra consideração e respeito por seu colega de trabalho. A empatia serve tanto para fazer uma boa crítica quanto para a manutenção de um ambiente de trabalho sadio.
Ofereça um ombro amigo
Você passa muito tempo convivendo com os mesmos colaboradores; é difícil não ter laços de amizade com alguns deles. Uma hora ou outra alguém vai passar por problemas pessoais e profissionais na sua frente. Portanto, é importante oferecer um ombro amigo para que ele sinta que a empresa não o vê apenas como uma ferramenta, mas sim como um ser humano.
Demonstre gratidão e reconhecimento
Não é só salário que move um funcionário: a valorização profissional é essencial para a autoestima de qualquer trabalhador. Isso pode acontecer tanto diariamente, com o elogio de um bom trabalho, quanto sazonalmente, com bônus e gratificações pelo cumprimento de metas. Agora que você já sabe como desenvolver o relacionamento profissional na sua joalheria, aprenda cinco passos para oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes!