Provavelmente você já sabe como é importante conhecer o perfil de quem procura os seus produtos e serviços. No entanto, é comum haver dúvidas nesse processo, por não saber como definir o público-alvo ideal. Mas isso é um problema perfeitamente contornável, não precisa se preocupar. É possível aplicar algumas técnicas para extrair informações valiosas na hora de entender as necessidades desses consumidores e, como o seu empreendimento pode ajudá-los. Sempre tendo como objetivo sanar o problema do cliente, de forma a fidelizá-lo. Acompanhe no texto de hoje, como definir o público-alvo e assim alavancar o seu negócio. Boa leitura!
Público-alvo: um breve resumo
Saber quem são os indivíduos que procuram seus produtos e criam expectativas sobre eles, é de suma importância. Só assim, você pode saber como agradá-los e até mesmo superar essas expectativas. Se trata de um grupo particular de pessoas com comportamento de consumo semelhante. É preciso estar atento a informações como o nível social e intelectual, região onde moram, do que gostam e outros detalhes. Assim, as ações e campanhas de marketing são focadas inteiramente nesse recorte de consumidores que foi identificado.
Como definir o público-alvo: análise de dados e feeling empreendedor
Principalmente para quem trabalha com segmentos como o de joalheria ou moda, é preciso levar em consideração além dos pontos citados no item anterior, dados como:
- seu produto atende mais homens ou mulheres;
- faixa etária do consumidor;
- por onde circulam;
- como é o seu círculo social;
- se veste mais para ter conforto ou para impressionar;
- renda média;
- estado civil;
- tem filhos.
Uma dica é ficar atento aos perfis de quem navega pelas redes sociais da sua empresa e conversar francamente com quem circula pela loja física. Lembre-se que o cliente mais exigente é aquele que está “só olhando”. Ele é também uma ótima fonte de dados, já que qualquer abordagem a esse perfil exige diálogo e atenção.
Buyer persona e público-alvo: diferenças importantes para conceitos semelhantes
Buyer persona é a personificação do cliente ideal. Carrega características bem específicas, o que ajuda ainda mais a direcionar as ações de captação. Não é errado dizer que aprender como definir o público-alvo é um passo anterior a determinação da persona, um conceito mais detalhado e centrado em um único personagem, que representa os consumidores da empresa. São detalhes bem diferentes, mas que não raras vezes são confundidos. Enquanto o conceito de público-alvo é usado para definir uma série de características semelhantes de um determinado grupo de forma mais generalizada, buyer persona vai além e atribui particularidades a um consumidor ideal, o qual deve ser direcionado às suas estratégias de marketing e vendas. Veja os exemplos:
Público-alvo para joalheria
Mulheres, com idade entre 30 e 45 anos, moradoras de bairros planejados e nobres subúrbios, curso superior completo. Tem renda média entre 15 e 25 mil reais, considerada de classe média alta. Apaixonada por moda e acessórios.
Buyer persona para joalheria
Renata, 38 anos, advogada, moradora da capital paulista. Trabalha em seu próprio escritório, casada, tem uma filha e adora ganhar joias de presente em datas comemorativas. Exige certificado de autenticidade e designs contemporâneos. Faz ao menos duas viagens ao ano e frequenta eventos elegantes. Aprecia a alta moda e acessórios de luxo, portanto, a qualidade importa mais que o preço. Viu como definir o público-alvo é uma tarefa importante para o sucesso de seu negócio? Lembre-se de definir os principais problemas e expectativas apresentados pelos atuais clientes e como você pode fazer para melhor solucioná-los. Siga a gente nas redes sociais para ficar sempre por dentro de mais artigos legais como esse. Estamos no Facebook e também no Instagram, que esta recheado de fotos lindas de nossos produtos. Não deixe de conferir e, até a próxima!