Poucas coisas irritam mais uma pessoa que aprecia joias bem fabricadas do que descobrir que levou gato por lebre, não é mesmo? Imagine investir dinheiro e expectativa na peça dos sonhos e descobrir que ela, na verdade, é uma peça apenas banhada a ouro, ou seja, não é pura. Apostamos que até doeu o seu coração só de imaginar isso agora.
Muitas peças, a olho nu, podem enganar facilmente até os olhares mais atentos. Mas então, como saber se é ouro e evitar pagar caro em uma joia falsa? Preparamos este artigo imperdível justamente para ajudá-lo nisso. Boa leitura!
Veja se a peça é maleável
Com certeza você já viu em filmes, alguns personagens mordendo uma peça de ouro para saber se ela é legítima ou não, e deve ter se perguntado o motivo disso. A resposta é que esse material é maleável, de forma que as joias produzidas com ouro ficam marcadas quando sofrem a pressão dos dentes.
No entanto, apesar desse teste ser muito utilizado, cuidado! Outros metais também são maleáveis e podem enganar nesse quesito. Trata-se de uma boa maneira de avaliar, mas é preciso que a joia passe nesse e em outros testes, que apontaremos a seguir. Senão, provavelmente é uma peça apenas banhada a ouro.
Observe se a peça é magnética
Uma curiosidade interessante: o ouro não é um metal magnético. Isso significa que ele não será atraído por imãs. Desse modo, quando há uma peça que é composta por outros metais, como o ferro — que é um dos principais materiais utilizados em joias falsificadas — e o níquel, ela será puxada pelo ímã automaticamente.
Confira se tem o timbre do fabricante
Todo fabricante de joias legítimas gosta de deixar claro que suas peças são verdadeiras. Além disso, há uma norma internacional que permite classificar uma joia em ouro 18K ou 24K. Então, verifique se a joia vem com o timbre do fabricante e sua classificação, ou se essas informações aparecem no certificado de garantia.
Essa é uma forma, inclusive, de fazer com que a joalheria não perca o cliente, mostrando-se idônea. Ah, vale lembrar que o próprio certificado é uma forma de atestar a originalidade da peça. Afinal, quem vende joias falsificadas não vai garantir algo que, caso testado, mostre que ele vendeu uma peça ilegítima, não é mesmo?
Faça o teste da lixa
Se depois de todos os testes mencionados você ainda tiver dúvidas, pode realizar o teste de marca na lixa. As peças que são apenas banhadas em ouro têm camadas mais superficiais do material. Assim, quando você passa uma lixa, rapidamente vai aparecer as camadas mais internas, expondo outros materiais — como níquel, cobre, latão, entre outros — mostrando que não há um bom acabamento também.
Bem, trouxemos todas as informações importantes sobre como saber se é ouro ou não. Dessa forma, você não será mais enganado por pessoas querendo vender peças falsificadas, fingindo que são joias legítimas.
Então, busque boas referências no mercado, pois bons fabricantes de joias são sempre recomendados, tendo uma boa reputação. Por exemplo, nós da Bautz temos a satisfação de nossos clientes como garantia que trabalhamos apenas com ouro em nossa produção.
Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Acesse nosso site agora mesmo para conhecer melhor a empresa!