Quem tem o costume de investir nesse segmento, com certeza, sabe a importância de emitir adequadamente o certificado de garantia de joias. As joias de alto padrão de qualidade têm características bem específicas e, por isso, a certificação é o que garante a autenticidade da peça, dos metais nela contidos, dos tipos de gemas e de outros detalhes. Falaremos sobre isso adiante. Então, confira, neste texto, os principais motivos para emitir o certificado de garantia de joias. Boa leitura!
Principais diferenças: garantia de joias é diferente de certificado de ouro
O ouro é o metal mais desejado do mundo há séculos. Seu esplendor dourado e a durabilidade do brilho fascinam a humanidade. Presente em coroas, armaduras, escudos, cetros reais e milhares de objetos litúrgicos, sempre foi um metal de fácil manuseio por sua maleabilidade. No entanto, isso quer dizer também que, em sua forma mais pura, ou seja, em 24 quilates, não é possível torná-lo em nenhum objeto prático para o uso. Por isso, é feita uma liga metálica composta por 18 partes de ouro puro e mais 6 partes de algum outro metal. Pode ser cobre, prata, níquel, paládio e outros. O certificado de ouro é o documento que especifica quantos quilates há do metal principal e dos outros compostos da liga, em suas devidas proporções.
Garantia de joias: credibilidade e diferenciação na experiência de compra
É isso o que seu público-alvo procura, certo? O valor das peças ou formas de pagamento são informações secundárias para essa audiência, que está mais interessada em sentir confiança no vendedor e ter um pós-venda diferenciado. A garantia de joias é o que permitirá ao cliente confiar ainda mais em sua joalheria. Trata-se de um termo de proteção em que estão descritos os procedimentos a serem seguidos em caso de avaria na joia, tais como limpeza e polimento periódicos e aspectos técnicos de manutenção do objeto. A perda de pedras preciosas e o mau uso, geralmente, não são cobertos pela garantia de joias.
Certificação de autenticidade
Nesse documento, devem estar descritos todos os detalhes da composição da joia e quaisquer outros dados que ajudem em sua identificação, como:
- materiais utilizados;
- peso;
- cor;
- teor;
- quilatagem dos metais e pedras;
- quantidade de gemas;
- tipos de gemas;
- cor das pedras;
- tipo de diamante;
- coloração do diamante;
- tipo de lapidação das pedras.
Procedimento de certificação
A certificação é creditada após análise dos documentos expedidos pelo vendedor e laudos de exames técnicos. Assim, tanto a qualidade quanto a autenticidade dos metais e da pedraria ficam comprovadas.
Importância do certificado
O público que escolhe investir em alta joalheria é exigente. O valor agregado à peça é tão importante quanto seu preço em materiais nobres. Além de uma vitrine especialmente preparada, com designs modernos e diversificados, é preciso comprovar que seus produtos são tão bons quanto parecem ser. Apenas com o certificado, o cliente terá essa certeza. A garantia de joias cria também a real possibilidade de aquele comprador retornar à sua loja. Um cliente satisfeito com a experiência de compra e pós-venda, certamente, conferirá novos itens da sua prateleira, não é verdade? Se gostou deste texto, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem conferir este importante conteúdo! Até mais!