Atividade central para qualquer estabelecimento comercial, o cuidado com as finanças pode levar uma empresa tanto ao sucesso quanto ao fracasso. Nesse sentido, a gestão de custos compreende as ações tomadas para controlar a destinação de recursos financeiros pelo gestor. A partir da eficiente administração dessa área, é possível aumentar a margem de lucro, avaliar investimentos e definir os rumos do negócio. No post de hoje, vamos explicar como fazer uma gestão competente dos custos da sua joalheria. Preparado? Boa leitura!
Conheça os custos e as despesas da empresa
Apesar de muitas vezes serem utilizadas como sinônimos, as palavras custos e despesas possuem significados diferentes quando o assunto é administração de empresas. Devem ser classificados como custos os valores utilizados diretamente na aquisição ou na fabricação de mercadorias. Estoques e mão de obra, por exemplo, entram nessa conta. Já as despesas compreendem os demais recursos usados para manter a empresa em funcionamento, como aluguel e contas de água, luz e Internet. Conhecer os valores investidos nessas duas categorias é o primeiro passo para tornar a gestão financeira eficiente. Com esses números em mão, será possível precificar as joias e estabelecer objetivos de faturamento de acordo com a realidade do negócio.
Estabeleça metas realistas
Depois de conhecer os custos e as despesas que sustem a joalheria, o gestor será capaz de estabelecer metas de vendas para manter o negócio funcionando e gerando lucros. Vale ressaltar que esses objetivos precisam ser realistas, pois indicar números inalcançáveis gera frustrações e pode desmotivar a equipe de vendas. Determine também períodos para reavaliar o que foi proposto. A cada final de ciclo, o cenário externo pode ter apresentado variações — para melhor ou para pior. Dessa forma, o plano que fora traçado pode não estar mais de acordo com a realidade, necessitando ser atualizado.
Invista em tecnologia
Com o aumento da complexidade do negócio, restringir a gestão de custos a planilhas pode gerar problemas para a administração da joalheria. Um sistema informatizado possibilita cruzar informações e fornece relatórios importantes para o controle da empresa. O avanço tecnológico oportunizou softwares seguros e acessíveis para pequenos e médios negócios. Dessa forma, é possível ter o controle do fluxo de caixa, das contas a pagar, do estoque e de outras funcionalidades — tudo em um mesmo local. Assim, a administração da joalheira se torna muito mais ágil e eficiente.
Avalie os fornecedores
Outro segredo para fazer uma gestão de custos eficiente é realizar uma avaliação constante dos fornecedores. Ter parceiros que forneçam certificado de garantia GIA, por exemplo, é muito importante. Qualifique-os a partir da qualidade do serviço oferecido, do cumprimento de prazos, de preços e condições de pagamento. Vale ressaltar que o critério menor preço, nesse caso, nem sempre é o mais importante. Por exemplo: um fornecedor que pratica preços abaixo do mercado, mas atrasa de forma recorrente a entrega acaba por gerar prejuízo e não lucro para a sua joalheria. Isso acontece porque a falta de mercadorias prejudicará as vendas e a imagem da loja diante dos consumidores. Portanto, uma gestão de custos eficiente de joalheria exige organização do administrador. É necessário, em primeiro lugar, fazer a separação e o controle de custos e despesas. Em seguida, determinar as metas de vendas e de faturamento. O investimento em tecnologia e a avaliação dos fornecedores complementam as boas práticas de gerenciamento. Gostou do post sobre gestão de custos? Utiliza outras estratégias na sua joalheria? Então deixe um comentário no post e conte-nos como você lida com a administração das finanças do seu negócio no dia a dia!