Muitos negócios têm um enorme potencial de crescimento e são administrados por empresários que buscam o sucesso em seu trabalho. Porém, muitas empresas apresentam resultados ruins ou que poderiam melhorar. Isso ocorre pela falta de uma direção estratégica para esses negócios. Falta um Plano de Ação Empresarial claro e com foco no seu ramo de atuação. Um Plano de Ação Empresarial funciona como uma bússola para o crescimento e garante a orientação de que todo empresário precisa. Se você tem um público-alvo mais exigente, precisará ser mais cuidadoso. Esse é o caso de um comprador de joias, por exemplo. Desse modo, a construção do Plano de Ação precisará levar em conta as características desse público. Confira a seguir as etapas desse processo.
Plano de Ação Empresarial: Planejamento
O Plano de Ação Empresarial inicia com a fase do planejamento e deverá responder às perguntas essenciais do negócio. O que sua empresa faz? Em que canais ela se encontra? Como os funcionários estão alocados? Quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo? Quando essas metas serão alcançadas? Essas questões fazem parte da metodologia 5W2H, que consiste em uma série de perguntas específicas sobre a empresa e sobre seus objetivos. Para auxiliar nesse processo, podemos utilizar o Ciclo PDCA, um método de gestão contínua que aborda as fases de planejamento, execução, monitoramento e ações corretivas. Os objetivos precisam se transformar em metas alcançáveis e claras. Dessa forma, todos os envolvidos saberão qual é o seu papel e poderão acompanhar o andamento do processo. Essa é a fase mais importante do Plano de Ação Empresarial, portanto, requer toda a atenção na definição do alvo do negócio.
Plano de Ação Empresarial: Execução
Finalizado o planejamento, chega a hora de executar o plano. Agora, todas as ações decididas anteriormente precisam ser colocadas em prática. Por exemplo, o carro-chefe de uma joalheria são peças em ouro e existe a necessidade de aumentar a quantidade de clientes que costumam comprar anéis de ouro. Então, precisamos conquistar esses futuros clientes.
Plano de Ação Empresarial: Monitoramento e Ações Corretivas
A partir do momento em que uma ação começa, ela precisa de monitoramento. Assim, teremos certeza de que se realizará conforme o planejado. É interessante comparar os resultados que ela alcançou com aqueles que foram planejados na fase inicial. Por isso é tão importante trabalhar com metas bem detalhadas em seu Plano de Ação. É natural que seu Plano de Ação Empresarial precise passar por alguns ajustes para melhor se adequar à realidade do mercado. Dessa maneira, sua empresa pode se adaptar melhor em um mundo em constante mudança. Enfim, conhecer bem o seu negócio é fundamental para avaliar aquilo que a sua empresa tem de melhor. A análise SWOT é uma metodologia simples e muito utilizada no reconhecimento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a um negócio. Se você tem clientes fiéis aos seus produtos é porque a qualidade é um dos seus valores mais importantes. Sua marca se torna sinônimo de qualidade e isso representa força e autoridade no seu meio de atuação. Por outro lado, se você não busca formas diretas de contato com o seu público, você deixa de aproveitar grandes oportunidades. Você poderia encantar o seu cliente através de um atendimento mais rápido, por exemplo. Gostou de saber como ter um Plano de Ação Empresarial bem estruturado? Então se informe também sobre como fazer uma gestão de custos eficiente em sua joalheria e transforme o futuro da sua empresa!