A equipe de vendas é a linha de frente no cotidiano de qualquer loja. São os primeiros a ter contato com os potenciais clientes e a impressão que eles passam é a forma como seu empreendimento é percebido. Para manter a equipe sempre “afiada”, produtiva e motivada, o treinamento em vendas se mostrará um grande aliado. Neste texto, vamos explicar 3 pontos a se considerar sobre a importância de ter uma equipe de vendas devidamente capacitada e atualizada. Acompanhe e boa leitura!
Treinamento em vendas: atualizar para acompanhar o mercado
Além do fator motivacional, o treinamento em vendas deve apresentar:
- panoramas do segmento no cenário nacional e internacional;
- informações sobre o produto que se está vendendo;
- comportamento dos consumidores;
- estratégias de comunicação;
- marketing pessoal;
- ser ministrado por profissional reconhecido.
Não precisa ser um mega palestrante, mas alguém com real credibilidade. Afinal, o discurso precisa estar alinhado a prática, certo? Por exemplo: qual o sentido de ouvir um seminário sobre empreendedorismo ministrado por um empresário falido? É melhor planejar os treinamentos em vendas com ínterim médio entre eles. Assim, a equipe se mantém atualizada e o tempo gasto com as palestras e dinâmicas não precisará ser longo.
Vantagens de treinar sua equipe: para quem busca engajamento e produtividade, esse é o caminho
Todo gerente de loja provavelmente já sabe: mesmo se o funcionário for experiente, o treinamento em vendas é o que fará com que ele alinhe suas expectativas aos objetivos da empresa. Assim, ele une a sua experiência de mercado com as informações atualizadas que a organização pode proporcionar. É também um momento oportuno para apresentar ou reforçar ao funcionário as políticas de cultura organizacional da empresa. Confira nossa lista com 3 pontos que destacam mais motivos para investir na capacitação de seus vendedores.
1. Motiva a equipe
As pessoas podem ficar motivadas por vários motivos, desde a vontade de acertar contas atrasadas até planos de viagens de férias. A empresa ajuda os colaboradores quando incentiva tanto o seu crescimento pessoal quanto o profissional. Dessa forma, a tendência é que ele se sinta impelido a melhorar profissionalmente e também como indivíduo.
2. Prepara para os desafios do mercado
Cada vez mais os gerentes precisam ser criativos quando vão criar estratégias para impulsionar as vendas, não é verdade? É assim também com sua equipe de vendas. A abordagem aos clientes, a sondagem para conhecer suas preferências e qual produto sugerir são técnicas que todo vendedor precisa desenvolver. Com o treinamento em vendas apropriado, é bem provável que sua “linha de frente” tenha mais facilidade nessas questões. O mercado de joias de alto padrão, por exemplo, exige um atendimento muito cuidadoso e refinado. O pós-venda também precisa ser atencioso, pois fidelizar o cliente desse nicho é um dos maiores desafios para os vendedores.
3. Melhora a qualidade dos processos
O treinamento em vendas adequado deve estimular as boas relações interpessoais, a produtividade e o crescimento individual. Afinal, profissionais bem resolvidos pessoalmente são mais desenvoltos e mais seguro nas tomadas de decisão. Isso ajuda na fluidez dos processos e na identificação dos problemas a se resolver. Usar as “pratas da casa” para ministrar alguns workshops pode ser uma das formas de estimular o crescimento em equipe. Assim, os mais experientes e eficientes podem compartilhar seus conhecimentos incentivando os outros a serem ainda mais bem-sucedidos. Resumindo: sua empresa e seus funcionários só têm a ganhar com o treinamento em vendas. Quando for programar a agenda da sua loja, não se esqueça de incluir boas palestras e workshops para capacitar a sua equipe. Gostou do texto? Deixe seu comentário para que possamos conversar sobre os 3 pontos abordados! Até a próxima.