Trabalhar com a gestão de uma empresa vai muito além de organizar as finanças com pulso firme ou garantir um atendimento cinco estrelas à clientela, é, também, um constante aprendizado sobre os mais diversos assuntos, sendo o marketing um dos mais importantes. Porém, existem nele, diversas ramificações e conceitos que devem ser compreendidos pelos bons gestores. Um deles é o geomarketing. Quer descobrir como aplicar o geomarketing em sua joalheria e torná-la um destaque ainda maior no mercado? Então, continue a leitura e confira uma série de informações sobre esse universo!
O que é geomarketing?
O Brasil é um país não só de grandes dimensões territoriais, mas também de uma diversidade cultural impressionante. Com isso, é fácil perceber que as estratégias que funcionam para um grupo não serão tão eficientes para outros. É aí que entra o geomarketing. Isso porque, ele nada mais é do que um conjunto de estratégias que leva em consideração as preferências, dores e demandas de um grupo regional. Assim, é possível desenvolver iniciativas que favoreçam o marketing naquele local.
Como funciona o geomarketing?
O geomarketing funciona a partir da coleta de dados sobre os consumidores de uma determinada região e, em seguida, a sua conversão em estratégias de marketing que atendam àquele público. Sendo assim, é importante utilizar ferramentas específicas para essa finalidade, como as que você conhecerá no próximo tópico.
Ferramentas e estratégias mais comuns
Algumas das ferramentas e estratégias mais comumente utilizadas nesse contexto são:
- geotargeting: estratégia que direciona os anúncios online para o público de apenas uma região;
- geofencing: ferramenta que monitora os passos do consumidor e, desse modo, se torna capaz de lançar notificações à medida que ele se aproxima do estabelecimento;
- geotagging: ferramenta de marketing que consiste no tagueamento de uma localização atrelada a um estabelecimento;
- check-ins: os check-ins funcionam mais ou menos da mesma maneira, no entanto, consistem no uso da tag de um estabelecimento e, assim, podem e devem ser incentivados pelo gestor;
- sites personalizados para a região: com o uso das técnicas certas de SEO, a construção de sites ou blogs faz o geomarketing funcionar como impulsionador de seu negócio.
Qual é a sua importância para os negócios?
O geomarketing é fundamental para garantir que as demandas de um grupo regional sejam completamente atendidas. Desse modo, com ele, você descobre fatores como:
- as preferências daquelas pessoas;
- quais locais elas frequentam;
- como elas se relacionam com os produtos;
- o que elas esperam dos itens de consumo e do atendimento.
No entanto, isso não é tudo! Com o geomarketing se gera não somente maiores lucros para as empresas que utilizam essa estratégia, como também, uma maior captação e fidelização da clientela, que, além disso, se sentirá acolhida pelo seu empreendimento. Quando essa técnica é associada a outras, como o marketing sazonal, o sucesso é garantido!
Quais são as vantagens de aplicar o geomarketing?
A implementação do geomarketing no dia a dia de sua joalheria pode trazer uma série de benefícios. Sendo assim, confira alguns deles a seguir:
- definição do público-alvo para campanhas ou vendas gerais;
- identificação de mercado e, desse modo, facilitação da escolha de produtos e estratégias para aquela região;
- oferecimento de conteúdo e produtos segmentados;
- maior satisfação e melhor experiência dos clientes;
- melhora do relacionamento com o consumidor;
- captação e fidelização mais efetivas da clientela;
- desenvolvimento de marca respeitada e vista como referência no mercado.
Como utilizar os dados do geomarketing de maneira eficaz?
Os dados coletados com as estratégias de geomarketing são eficazes para prever problemas e questões como:
- a taxa de abandono de produtos no carrinho por região;
- comportamento do cliente em uma determinada área;
- modo que os clientes utilizam as redes sociais.
Portanto, a dica é segmentar o conteúdo e produzi-los de maneira personalizada e, desse modo, captar o cliente de um determinado lugar. Sendo assim, isso pode ser feito tanto de maneira offline como com o uso das ferramentas do Marketing Digital.O ideal, então, é sempre optar por contratar um especialista no assunto. Dessa maneira, ele identificará as necessidades de seu negócio e criará uma estratégia personalizada e, assim, gerará conversão e otimizará as vendas de sua joalheria! Agora que você já conhece todas as vantagens do geomarketing para a sua joalheria, que tal começar a investir nesse recurso para otimizar o lucro de seu negócio? Sendo assim, aproveite e confira o nosso artigo sobre o que é o pós-venda e qual é a sua importância! Desse modo, você ficará ainda mais bem informado sobre atitudes que melhorarão a satisfação de sua clientela. Até a próxima!