Certamente, em algum momento você já ouviu o termo "sazonalidade". A palavra é utilizada para se referir a datas específicas, que acontecem em determinada época do ano, e costumam ser bastante representativas para o público em geral. As sazonalidades favorecem (e muito) o comércio e são ótimas oportunidades de impulsionar as vendas dos produtos e serviços de uma marca. É por isso que o marketing sazonal e suas ferramentas são valiosos aos mais diversos segmentos de negócio, incluindo o das joalherias. Faltam ideias de como aproveitar as datas comemorativas a favor de sua marca de joias? Agora não mais! Listamos, a seguir, algumas dicas de como colocar o conceito acima em prática. Vamos a elas!
Escolha as datas previamente
Planejar é indispensável. Com tantas datas comemorativas no calendário, é importante selecionar aquelas que têm maior relação com o público-alvo de sua joalheria. O ideal é fazer a escolha com certa antecedência, já que uma campanha sazonal, para ser bem estruturada, demanda tempo e organização. É preciso preparar estoques, orientar e engajar o público interno, e planejar uma comunicação eficiente. Campanhas em canais variados (omnichannel) funcionam muito bem nessas ocasiões. Programe-se para realizar ações com diferentes ferramentas e em momentos variados. A proposta consiste em preparar o seu público-alvo pouco a pouco. Essa prática ajuda a aumentar o índice de lembrança de sua marca e favorece sua associação a momentos especiais.
Defina um objetivo
Sua campanha de marketing sazonal deve acompanhar todo o planejamento estratégico de sua empresa. Sendo assim, procure usufruir dessa ferramenta para transmitir mensagens relacionadas às metas que pretende alcançar. Se o objetivo é comunicar a inauguração de uma nova loja, por exemplo, aproveite o momento para convidar as pessoas a fazerem uma visita. Por outro lado, se pretende apresentar uma nova coleção de joias, mostre apenas algumas peças, a fim de estimular a curiosidade. O importante é elaborar um conceito criativo interessante, mas sem perder de vista o objetivo.
Crie ações
Promover concursos e sorteios ou oferecer brindes são algumas das ações mais utilizadas pelas marcas em datas especiais. A ideia de ganhar ou ter a possibilidade de ganhar um prêmio, de qualquer valor que seja, encoraja os consumidores a anteciparem uma compra que eles desejavam há tempos. Além disso, o simples fato de promover um concurso gera propaganda espontânea para a sua marca. Não desperdice essa chance! Mas, atenção: ao realizar concursos e sorteios, fique de olho nas normas do Ministério da Fazenda quanto ao uso de plataformas para essa ação promocional.
Levante os recursos necessários
Escolhidas as datas e definidas as estratégias e ações, é hora de colocar a mão na massa! Do que você precisa para que sua campanha de marketing sazonal seja um sucesso? Levante os recursos necessários e seus respectivos custos, e verifique a viabilidade dos seus planos. Com essa antecedência, dá para você negociar com seus fornecedores e até, quem sabe, propor parcerias com outras empresas. Essas sugestões podem resultar em uma economia considerável de recursos e, inclusive, em ideias inovadoras, que vão despertar ainda mais o interesse de seus clientes.
Mensure os resultados
Terminou a campanha? Separe um tempo para mensurar os resultados. O objetivo inicial foi alcançado? O que faltou para melhorar os resultados obtidos? Se houver dados do ano interior, a dica é traçar um parâmetro. Assim, é possível apurar se o investimento foi válido, se a data escolhida foi interessante e o que pode ser aprimorado para as próximas vezes. Mas, ainda que a sazonalidade acabe, o trabalho não termina aqui. Mantenha uma comunicação ativa com seus clientes. Desse modo, eles estarão receptivos às suas futuras campanhas! Esperamos que você tenha gostado da leitura e que comece logo a aplicar as estratégias de marketing sazonal para melhorar suas vendas. Agora, que tal aprender uma nova forma de aperfeiçoar o seu negócio? Entenda como o neuromarketing pode ser aplicado na sua joalheria.