Todo gerente de joalheria espera que seu negócio cresça e se torne um grandioso empreendimento. Quer abrir filiais, contratar mais colaboradores e, claro, alavancar as vendas. A gestão de fornecedores é um passo fundamental para quem almeja expandir assim. Neste texto, vamos apresentar algumas vantagens em aperfeiçoar a relação com quem lhe presta algum serviço ou fornece produtos. Dessa forma, você pode entender melhor os motivos de investir algum tempo na gestão de fornecedores. Boa leitura!
Relações humanizadas: diferencial competitivo para seu negócio
A passos largos, o mercado segue esta tendência. E isso não se aplica somente à interação com os fornecedores, mas também com os colegas de trabalho e prestadores de serviços, como zeladoria e segurança. Quando se está aberto ao diálogo, todos saem ganhando. Cada um pode ceder um pouco, no que achar possível, e a relação é construída conforme a confiança vai crescendo. No caso dos fornecedores, sempre é possível conseguir melhores prazos ou parcelamentos em contrapartida de um pedido de maior porte, por exemplo. Tendo isso em mente, inúmeras são as vantagens de se estabelecer uma eficiente gestão de fornecedores. Acompanhe.
Otimização de processos
Quer melhorar os resultados? Comece por tornar seus processos mais eficientes por meio de uma relação mais próxima e humanizada com seus fornecedores e colaboradores. Assim, mediante uma comunicação franca, é possível construir um melhor planejamento, cumprimento dos prazos internos e das entregas ao cliente. Quando o método de produzir e vender anda nos eixos, sobra tempo para investir no mais distinto atendimento aos compradores, certo?
Melhoria da comunicação
Os cenários mais tradicionais de comunicação estão, aos poucos, caminhando para a obsolescência. Os aplicativos de mensagem instantânea tornam tudo muito imediato. Uma costureira, por exemplo, recebe da cliente as fotos de referência da roupa que deseja confeccionar e já consegue, rapidamente, enviar imagens dos tecidos disponíveis em sua loja. Se a cliente desejar outro tecido além dos que estão acessíveis no momento, é possível entrar em contato rapidamente com o fornecedor de confiança e verificar outras opções que possa agradar o cliente. Assim, ele/ela escolhe o tipo de tecido, manda suas medidas e já marca a primeira prova. O mesmo pode ser visto em diversos tipo de negócio. Prático, rápido e eficiente, reparou? Quanto mais honesta for a conversa, melhor. Assim, é possível deixar claro as expectativas e as dificuldades que cada parte está enfrentando.
Ampliação da carteira de clientes
A indicação, principalmente no ramo da alta joalheria, sempre valerá mais do que qualquer propaganda. Ter credibilidade com seus fornecedores ajuda em sua imagem institucional e agrega valor à sua marca. Logo, quanto mais indicações seu estabelecimento tiver, melhores as chances de fechar um bom negócio.
Preços mais atrativos
Com uma gestão de fornecedores bem controlada e organizada, você tem mais segurança e a abertura necessária para falar de descontos e condições especiais de pagamento. Afinal, foi construída uma relação sólida e de confiança. Sempre lembre de oferecer algo em troca para que ambas as partes fiquem satisfeitas.
Gestão de fornecedores: fluidez e praticidade para quem busca produtividade
Trabalhar com fornecedores de confiança traz muito mais segurança para seu negócio. Tanto no sentido de poder contar sempre com sua parceria quanto em proteção patrimonial. Dificilmente você será deixado na mão e o bom fornecedor jamais oferecerá qualquer risco para o seu negócio. Dedicar-se à gestão de fornecedores somente tem a acrescentar em seu processo de trabalho. Repense as parcerias com aqueles de difícil trato e pondere se vale mesmo a pena mantê-las. Se deseja aprender um pouco mais sobre como ser um gerente de sucesso, confira também este outro artigo do nosso blog. Trata-se de um guia compacto de passos a serem tomados para melhorar a administração da sua loja. Até mais!