O final do ano está muito próximo e, com a chegada das tradicionais festividades da temporada, é preciso estar atento às vendas de Natal. Afinal, preparar o estoque e a loja para esta data deve ser a prioridade dos comerciantes, principalmente os que operam no setor de joalheria. O comércio de joias cresce de maneira exponencial no Brasil, o que mostra que comprar acessórios valiosos tem sido a opção de muitas pessoas na hora de escolher os presentes para amigos e familiares. No entanto, será que os shoppings de luxo estão preparados para atender a demanda do segmento? Acompanhe, a seguir, este artigo que preparamos para você, com dicas práticas para aumentar as vendas de Natal. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Entre no clima
Entrar no clima de Natal é a primeira regra para quem pretende aumentar as vendas nessa época do ano. Então, invista em elementos natalinos para decorar a loja e pense em promoções estratégicas e em descontos significativos. Se você tem um e-commerce, direcione os seus produtos ao público-alvo que costuma comprar pela internet.
Organize o estoque
Outra dica de ouro para atender a demanda é planejar o estoque com antecedência, pois o consumidor quer entrar na loja e comprar o produto que deseja na hora, sem demoras. Além do objeto em si, prepare as embalagens personalizadas para embrulhar adequadamente os artigos de luxo.
Treine a equipe
Treinar a equipe de vendas é muito importante. Oriente os profissionais para que sejam educados e gentis, além de serem convincentes para realizarem boas vendas. As pessoas gostam de se sentirem especiais e, também, de verem os seus sonhos concretizados!
Analise a concorrência
Para que o negócio tenha sucesso, é imprescindível que você acompanhe os passos da concorrência. Portanto, informe-se sobre as estratégias que os concorrentes do segmento estão praticando. Não é necessário copiá-los, porém, pense em descontos e em promoções semelhantes e facilite os prazos de pagamento, se for necessário.
Negocie com os fornecedores
Não adianta colocar em prática os pilares de boas vendas citados, se o contato com os fornecedores não for bem-sucedido. Negocie valores e prazos de entrega com antecedência. Afinal, você precisa ter estoque e bons preços para realizar as vendas de Natal. E por falar em fornecedores, saiba que é muito importante pesquisar por fornecedores que ofereçam joias e semijoias de qualidade e sejam bem-conceituados no mercado. Em vista disto, peça indicações sobre eles e não hesite em visitá-los sempre que houver oportunidades. As vendas de Natal devem ser direcionadas ao público que deseja adquirir artigos de luxo, como é o caso de quem compra joias. Então, não espere o mês de dezembro chegar para pensar na decoração, para comprar o estoque necessário e para negociar prazos com os fornecedores. Planeje com antecedência, pois a data é muito significativa e qualquer passo em falso pode colocar seu negócio em risco. Para saber mais sobre o comércio de joias no Brasil, entre em contato com a Bautz e conheça o que temos para lhe oferecer!