A venda consultiva é uma estratégia que atende bem o perfil do público-alvo das joalherias de alto luxo, não é verdade? Para quem busca investir em joias, a experiência de vendas conta muito. Longe de ser aquele tipo de relação onde o vendedor “empurra” produtos em que nem acredita no potencial para o cliente, a venda consultiva oferece soluções. O segredo é entender o momento do comprador e, juntos, diagnosticar qual produto pode realmente suprir suas expectativas. Para saber como construir uma boa relação com seu cliente e oferecer uma experiência de venda relevante, veja os primeiros passos para começar a aplicar a venda consultiva. Boa leitura!
Venda consultiva: unindo habilidades de vendedor e consultor
Os consumidores de joias de alto padrão são bem informados, sabem o que querem, procuram produtos de qualidade e com valor agregado. Não adianta omitir informações ou tentar desmerecer os produtos dos concorrentes. O que seu cliente mais quer é sinceridade e que demonstre conhecimento sobre aquilo que você fala. Afinal, para dar qualquer conselho de investimento em joias, tem que ter muita propriedade sobre o assunto, certo? O objetivo principal da venda consultiva é estabelecer um relacionamento de proximidade com o cliente. Assim, a perspectiva de quem vende e de quem compra podem andar alinhadas. Isso é melhor para ambos os lados, e a experiência de consumo proporcionada se torna completa. Veja como implantar a venda consultiva em sua empresa:
Conhecer o perfil do cliente
Só é possível estabelecer uma relação franca com os compradores se conhecermos bem o seu perfil. Utilizando esta técnica, você saberá exatamente o que ofertar. Olha só:
- peças com temas religiosos, para pessoas de fé;
- colares longos para quem usa decotes;
- anéis de rubi para advogados ou jornalistas;
- anéis de debutantes para quem tem familiares nesta idade;
- pulseiras, braceletes e brincos masculinos para jovens requintados;
Empatia é o ponto principal
Colocar-se no lugar do outro torna seu atendimento personalizado e eficiente. Faça perguntas e explore as informações fornecidas pelo interlocutor. Estes dados nortearão a estratégia que você deve criar para encantar o cliente e apresentar soluções compatíveis com o que ele espera.
Projetos personalizados indicam exclusividade
Estratégias pré-fabricadas não costumam dar certo com o público mais exigente. É preciso que a solução encontrada o faça sentir-se realmente especial. O mais interessante da venda consultiva, é que o vendedor pode (e deve) questionar o cliente. A solução encontrada realmente atenderá de forma completa os anseios de quem está comprando seus produtos. A venda consultiva proporciona proximidade com o cliente. Assim, em todas as etapas o crivo do cliente é analisado e, ao final da compra, ele encontra exatamente aquilo que estava procurando.
Não perca tempo: aplique já a venda consultiva em seu negócio
Para quem quer desenvolver um alto padrão de atendimento e vendagem em seu empreendimento, as técnicas apresentadas podem ajudar bastante. Crie conexões com o cliente e invista para que este relacionamento se prolongue. Certamente conseguirá alavancar suas vendas e fidelizar o comprador. Entendeu como é importante que a venda consultiva seja uma realidade para sua joalheria? Tanto seu público-alvo quanto o seu negócio só têm a ganhar, não é verdade? Se você gostou do texto de hoje, confira outro conteúdo onde falamos sobre a importância da gestão de custos para sua joalheria. Até a próxima!